Tempo de leitura: 4 minutos

66901.140717-VIBER

Seguindo o movimento de WhatsApp para adicionar criptografia de ponta a ponta para a sua plataforma, Viber se juntando à onda de aplicativos que giram em recursos de privacidade expandida. Viber – um aplicativo de mensagens com 711 milhões + usuários – hoje é a introdução de criptografia end-to-end para todas as mensagens e chamadas em sua plataforma, incluindo conversas em grupo (você pode conversar com até 200 pessoas), e uma forma de chats ‘Hide’ em sua conta ao lado de sua função de exclusão expandida existente.

A empresa – fundada em Israel e adquirida pela japonesa Rakuten em 2014 – diz que os novos serviços serão lançados globalmente nas próximas semanas, a partir de hoje em quatro países: Brasil, Bielorrússia, Israel e Tailândia.

Os novos recursos de privacidade irão funcionar em Android, iOS, PCs e desktops Mac, com a criptografia vinda com a mais recente atualização do aplicativo (6.0) e uma nova autenticação do aplicativo (via QR Code) para ativar o recurso.

Hoje, praticamente todos os aplicativos de mensagens  criptografa suas mensagens, mas as características mais seguras, como criptografia end-to-end significa que os prestadores de serviços não podem acessar a mensagem. Michael Shmilov, COO da Viber, disse à TechCrunch que a empresa tem trabalhado em um recurso de criptografia end-to-end para “anos”.

Então, o fato de que Viber não tinha lançado até agora, e apenas algumas semanas após a notícia do WhatsApp – é tanto um sinal dos tempos (o que os usuários estão cada vez mais exigentes nos dias de hoje), mas também uma marca de quão competitiva a paisagem de mensagens em forma de aplicativo permanece até hoje, onde todos estão certificando-se de que nenhum rival tem mais recursos do que ele.

A criptografia da Viber virá com diferentes níveis de segurança, disse a empresa, que irá mostrar-se sob a forma de um cadeado com código de cores no lado direito da tela.

A cor cinza de bloqueio vai significar que a conversa (de voz ou texto) é totalmente criptografada. Você pode tocar no bloqueio para confirmar isso.

Os usuários também têm a opção de selecionar um bloqueio verde, o que significa que você também poderá autenticar os usuários antes de cada conversa ou para monitorá-los continuamente para garantir que os usuários são verificados. Esta opção é útil se você está falando com alguém que possa compartilhar uma conta com outra pessoa.

Um bloqueio em vermelho,  vem se um usuário de confiança não passa re-autenticação. Isto acontece por que um dispositivo mudou, ou porque alguém está tentando acessar os dados através de um ataque, o que significa que os usuários precisam autenticar novamente para a segurança e criptografia para voltar a vigorar.

Junto com a criptografia, existem algumas outras funcionalidades de privacidade acrescentadas à versão mais recente do aplicativo. Chats ocultos darão aos usuários a capacidade de, essencialmente, “esconder” certas conversas, acessível apenas se você conhece um PIN de quatro dígitos especificado.

Por que esconder um bate-papo em seu aplicativo?

Mais uma vez, isso vai voltar para a ideia de que várias pessoas podem estar acessando o dispositivo e, posteriormente, a sua conta Viber. Um cenário pode ser seus filhos que jogam um jogo em seu iPhone e mudar para mensagens. Mas outra pode estar escondendo coisas mais explícita dos outros.

O recurso de exclusão reforçada, funciona para os usuários limparem uma conversa e não apenas do seu lado, mas no telefone do destinatário também.

Bots e serviços corporativos chegando

Shmilov disse que Viber estará nas próximas semanas e meses, adicionando uma funcionalidade muito mais para permanecer com o Messenger e os outros estão fazendo para transformar os seus serviços  em plataformas mais amplas. Será incluso um serviço para as empresas, onde aserão capazes de usar Viber para se comunicar com seus clientes como parte de seu CRM; e também uma plataforma para permitir – sim! – Bots no Viber. Isto vem na esteira da expansão do Viber, com lotes de outros serviços, tais como chats públicos e de grupo, bem como jogos.

O serviço da empresa – o que soa muito parecido com o WhatsApp – aparecerá em primeiro lugar, Shmilov disse, e será uma das principais maneiras que a Rakuten espera integrar, onde os clientes passarão a conversar via Viber quer antes da compra ou para suporte pós-venda. “Estamos trabalhando com a Rakuten sobre isso,” ele disse, “interagindo com os comerciantes que vendem na plataforma. Em alguns meses, vamos lançar isso com parceiros, trabalhando com seu software de CRM, mas também diretamente com as empresas. ”

Quanto aos bots, estes sons muito semelhantes ao que o Facebook está oferecendo agora no Messenger e que são susceptíveis a iniciar o mercado em Q3. Enquanto o Facebook Messenger é baseado em aprendizado de máquinas e AI que a empresa está construindo por meio da aquisição da Wit.ai, parece que Viber está optando por uma API para executar os bots, mas de uma forma que potencialmente incorpora outros assistentes ao invés de construir tecnologia em casa.

“Há um monte de soluções baseadas em AI, como Google e Cortana da Microsoft”, disse Shmilov. “Estamos desenvolvendo uma forte API que permitirá que soluções baseadas em bot do Viber seja superior a eles. Os desenvolvedores serão capazes de usar essas APIs para integrar o que eles querem. Já existem alguns cenários interessantes chegando”, disse ele sobre os testes internos que a empresa está executando. “Este é apenas o começo do novo funcionamento das mensagens.”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários