Mais visitas, compras realizadas e consumidores apaixonados pelo comércio eletrônico! Esse foi o legado da Black Friday 2017. Na Rakuten Digital Commerce, as vendas do último dia 24 de novembro superaram o volume esperado em diversos segmentos. Os que mais cresceram, em comparação com uma sexta-feira normal de vendas, foram Eletrodomésticos (2.000%), Alimentos e Bebidas (308%), Moda e Acessórios (255%), Cama, Mesa e Banho (198%) e Calçados (179%).

O desempenho das plataformas Rakuten somado aos investimentos assertivos das marcas nas campanhas promocionais fizeram alguns e-commerces decolarem. A loja online Le Postiche, no ramo de Bolsas, Malas e Acessórios de Viagens, registrou uma receita 10 vezes maior na Black Friday, em comparação com uma sexta-feira normal. “Conseguimos alcançar nossos objetivos ao passo que ampliamos nossa participação no mercado. Tudo isso foi possível com um planejamento estratégico bem executado e com a plataforma estável, sem oscilação de performance. Esse resultado, com certeza, nos anima a começar o mês de dezembro com grande expectativa”, disse Fernando Borges, Gerente de E-Commerce da marca.

Vendas Black Friday

Crescimento anunciado

Antes, durante e após do grande dia, a Rakuten Digital Commerce montou a mesma operação que estrutura todo ano para dar suporte às lojas virtuais que operam com as soluções da companhia. A empresa fez investimentos adicionais em infraestrutura, incluindo testes sofisticados de carga e simulação de ataques organizados com os times da Rakuten nos Estados Unidos e na Europa. Assim, foi possível testar os novos sistemas de defesa de segurança dos lojistas. Graças à preparação, além dos recordes de tráfego e vendas, todas as lojas se mantiveram velozes e estáveis. Tal indicador garantiu a segurança que os e-commerces precisavam para alcançar suas metas. Os times de infraestrutura, suporte, produto, relacionamento com o cliente e marketing trabalharam em regime de plantão. Todos ficaram focados em monitorar e acompanhar a dinâmica de lojas virtuais, parceiros e consumidores.

Desde o início de novembro, as marcas que utilizam as soluções do ecossistema da Rakuten Digital Commerce já demonstravam aumento de pedidos. A alta superava os 40% em relação aos outros meses do ano. A precisão de sucesso no período se confirmou e, mesmo com os picos de visitas e transações, o ecossistema Rakuten (Plataforma, Pagamentos, Logística e Hub de Marketplaces – que foi um dos únicos que permitiu a atualização de preços, estoques e descrições de produtos durante esses dois dias de forte demanda) não apresentou indisponibilidade.

Plataforma Robusta

Suportar um número tão grande e concentrado de transações exige robustez da plataforma e das tecnologias agregadas. Para o CEO da Rakuten Brasil, René Abe, “Apesar de sofisticada, a operação Black Friday é algo que está no dia a dia da operação da Rakuten. Afinal, 22 anos de experiência com e-commerce nos dão todos os dados necessários para fazer a análise de capacidade e investimentos para a realidade do e-commerce brasileiro e, principalmente, dos ataques cibernéticos que acontecem todos os dias. Mas, acima de toda a tecnologia e investimentos envolvidos, as chaves para esse sucesso são as pessoas – especialmente as equipes que ficam à disposição dos lojistas – dos três níveis de suporte à equipe de Consultores de E-Commerce dedicados, sempre designados para os lojistas Rakuten. Quando se sabe o nome e o telefone de quem procurar quando precisa, tudo flui mais rápido e confortável para o lojista garantindo tranquilidade para eles e para todos os seus clientes”.

 

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