Um dos grandes desafios de diversos proprietários e profissionais que atuam no lojistas online é tornar as suas estratégias de marketing mais eficientes. Se esse é o cenário atual do seu negócio, nós separamos 4 dicas que podem ser trabalhadas para aumentar o ROI da sua loja virtual.

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Mas, antes disso, você sabe o que é ROI?

O ROI é a sigla para return on investment ou retorno sobre o investimento. Trazendo essa métrica para o mundo do marketing de um modo geral, podemos dizer que esse é um dos KPIs que você deve sempre acompanhar na hora de avaliar se uma estratégia ou mídia está trazendo resultados satisfatórios para sua empresa.

Claro! Você ficou com mais uma dúvida, sobre como calcular essa métrica, correto?

A fórmula é bem simples:

ROI = (receita – custo / custo) x 100

Crescer o ROI da sua loja virtual não será mais um desafio

Agora que você já sabe o que é ROI, vamos a algumas ações que você deve colocar em prática em sua loja virtual.

1 – Medindo a performance dos seus canais de aquisição

Parece simples, mas a escolha dos canais digitais em que a sua loja deve atuar não é uma tarefa que pode ser resolvida de um dia para o outro. Mesmo, muitas vezes, fazendo benchmarking com alguns players do seu mercado, os resultados do seu e-commerce não pode ser o mesmo atuando nesses veículos. Por isso, para decidir em que canal investir e otimizar suas estratégias de tráfego pago ou orgânico, você pode criar um acompanhamento. Estabeleça pelo menos 5 métricas.

  • Investimento: essa métrica representará o budget destinado para determinada ação;
  • Quantidade de transações: aqui, você acompanhará a quantidade de vendas que estão sendo geradas por um determinado canal;
  • Taxa de conversão: essa métrica é importante para saber o quão eficaz é determinado canal;
  • Custo por aquisição: nessa métrica você conseguirá comparar quais são mais baratos ou caros no momento de gerar uma venda;
  • ROI: com falamos anteriormente, nessa métrica será possível verificar qual canal gera o maior retorno.

2 – Otimize a taxa de conversão da sua loja

Chega um determinado momento em que apenas a otimização dos canais e envio de tráfego para a loja não é o suficiente para aumentar o ROI. Por isso, as técnicas de CRO (otimização de taxa de conversão) são tão importantes. Elas levam ao crescimento dos seus resultados, sem necessariamente aumentar os seus custos com marketing.

Para conseguir colocar essas práticas em ação, há alguns itens que você deve investigar em sua loja e também aplicar melhorias.

  • Analise a experiência em diferentes dispositivos: o primeiro passo que você deve dar é analisar se os usuários têm dificuldades para comprar em algum dispositivo, seja tablet, smartphone ou até mesmo no desktop;
  • Elimine todas as objeções dos usuários: confira as informações que estão na página dos seus produtos. Observe se elas sanam as dúvidas dos seus clientes, pois esse fator pode impactar sua taxa de conversão;
  • Faça testes de usabilidade: antes de sair aplicando alterações no layout da sua loja, é muito importante que haja a fase de testes. Nessa hora, são aplicados alguns métodos como testes A/B ou multivariáveis.

3 – Utilize técnicas para aumentar o ticket médio

Imagine um cenário, em que seu custo por aquisição seja de R$ 35 e o ticket médio de compra dos seus clientes seja cerca de R$ 70. Logicamente, podemos ver que essa loja terá problemas. Isso porque só o custo com aquisição de clientes já chega a quase metade da receita gerada. Se formos contabilizar custos operacionais, impostos, entre outras despesas, essa loja já deve estar operando no negativo. Por isso, existem duas técnicas valiosas para aumentar o ticket médio da sua loja.

Cross-sell: constitui na venda casada de produtos, como o oferecimento de combos, kits etc.

Up-sell: é a oferta ao cliente de um item da mesma categoria de produto, mas com valor e qualidade maior. Para mostrar ao cliente que ele pode tomar esse tipo de decisão, o lojista deverá exibir os benefícios desse investimento.

4 – Tenha uma cultura de dados

Todas dicas anteriores dependerão muito desse tópico. Sem a cultura de acompanhamento de métricas e KPIs, você e sua equipe cometerão diversos erros na tomada de decisões. Para ajudar seu time, separamos um conteúdo especial sobre KPIs de marketing digital.

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*Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Ciclo Agência Digital – especialista em marketing digital e agência certificada pelo Rakuten Reseller Program.

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