User Experience, UX ou Experiência do Usuário é um elemento que tem guiado e, por vezes, preocupado as mais diversas operações de e-commerce. Uma das versões mais difundidas no mundo da tecnologia é que o termo foi cunhado por Donald Norman, no começo dos anos 1990, enquanto trabalhava na Apple. Além de ressaltar a importância da usabilidade, ele chamou a atenção do mercado para o valor do apelo estético e afetivo na interação com o usuário. Se a sua loja ainda não caminha nessa direção, fique ligado. Observar os feedbacks do seu consumidor e revisitar a sua estratégia podem ser ações decisivas para o futuro do seu negócio online.UX Consumidora comprando online

Preparamos uma lista com recursos e funcionalidades disponíveis nas plataformas Genesis e/ou One, da Rakuten Digital Commerce, que ajudarão a sua loja virtual a turbinar a experiência dos usuários. Confira!

1 – Vitrine Vira

Usabilidade pressupõe clareza e facilidade. O que quer dizer que, quanto mais prático for para o consumidor cumprir seus objetivos na loja virtual acessada, melhor. Isso representa diretamente satisfação do usuário e conversão em venda para o lojista. Assim, mecanismos que ajudem nesse processo são sempre bem-vindos. Um deles é o Vitrine Vira. Com ele, o comprador visualiza o produto e, ao passar o mouse sobre a imagem, pode conferir a peça em outro ângulo. Muito usada por lojas de moda para mostrar diferentes perspectivas de um item, esta funcionalidade ainda pode ser bem aproveitada por e-commerces de decoração e muitos outros segmentos. A marca Soleah é uma das que já faz uso desse recurso.

Soleah Vitrine Vira

2 – Cabeçalho resumido

Outra forma de reduzir o esforço do usuário para completar sua compra é ter um cabeçalho resumido. A barra com as principais opções do menu da loja acompanha o internauta à medida em que ele navega página abaixo. Dessa forma, o consumidor não precisará retornar ao topo para buscar o que deseja. Menos tempo de navegação, mais agilidade para fechar o pedido. Veja como essa ferramenta funciona na home page da loja Lofty Style.

Lofty Style Cabeçalho Resumido

3 – Carrinho resumido

Muitas vezes o consumidor chega ao carrinho de compras, mas decide voltar e procurar outros produtos. Não o deixe “no escuro”. Ou seja, sinalize quantas peças ele tem na cesta, mesmo que ele esteja navegando em outras páginas da loja virtual. Isso mostra transparência e o ajuda a não esquecer de fechar o pedido. A loja Mamo Brasil é uma das que aproveita esse recurso.

Mamô Brasil Carrinho Resumido

4 – Tabela de medidas

Facilidade é a palavra de ordem. Nesse ponto, a tabela de medidas é de grande ajuda. Essa funcionalidade permite que o usuário entenda se o produto lhe servirá ou não com mais precisão. Muito adotada por lojas da moda, a ferramenta também pode ser usada por e-commerces dos segmentos pet e de joias, entre outros. É o caso da loja virtual ArtCoco, que escolheu o recurso para ajudar os consumidores na escolha de anéis.

ArtCoco Tabela de Medidas

5 – Avise-me

A boa gestão de estoque é fundamental para o sucesso do varejo, seja no mundo físico ou no ambiente online. Uma das piores experiências para o usuário é chegar a uma loja e não encontrar o que deseja. No e-commerce, a grande vantagem é que o consumidor pode solicitar que seja avisado assim que o item volte a ficar disponível. Para isso, basta clicar na opção e preencher o campo com seu email. Além de praticar um dos atributos mais importantes da UX, que é manter o usuário 100% informado, a marca ainda mostra que se importa com o bem-estar dos seus clientes.

6 – Quick View

Quer tornar a vida do consumidor ainda mais fácil? Esta é a funcionalidade que você estava procurando. O recurso Quick View diminui os passos do comprador da vitrine ao checkout, aumentando a satisfação e, claro, as chances de concretização da compra. Como funciona: os produtos da home page ou da vitrine exibem uma sinalização, quando o usuário passa com o mouse. Pode ser “Saiba mais”, “Espiar”, “Confira” ou qualquer outro termo que chame a atenção do consumidor. Quando se clica sobre o item, surge um box na mesma tela para que o comprador selecione detalhes de cor, tamanho e numeração, por exemplo, e já adicione à cesta.

7 – Templates Exclusivos e Freedom Layout Buider

Um layout atrativo, intuitivo e com recursos que tornam a jornada do usuário prática e rápida é o sonho de todo internauta ao visitar um e-commerce. A Rakuten Digital Commerce oferece 10 templates exclusivos para criação da loja online para lojas que funcionam com a plataforma One. Além disso, quem opera com a plataforma Genesis tem ainda acesso ao Freedom Layout Builder. Ao ativar esta funcionalidade, o lojista ganha autonomia para editar o código das suas páginas, ampliando suas possibilidades de desenvolver uma experiência única e marcante aos compradores.

8 – Busca Flutuante

Não podemos falar de UX sem mencionar a importância da adaptabilidade ao mobile. Ter uma plataforma responsiva e que permita ao lojista aproveitar todas as vantagens de estar na palma da mão do comprador é fundamental. Nesse universo, a Rakuten Digital Commerce fornece a melhor tecnologia e vários recursos que ajudam no desempenho da loja virtual. Na tela de um smartphone, visualização e navegação devem ser ainda mais descomplicadas. Por isso, ter uma busca flutuante à medida em que o usuário navega página abaixo é uma opção indispensável. Pode parecer simples, mas este detalhe fará diferença nos resultados da loja virtual.

9 – Banner para Mobile

Costuma trabalhar com banners para conquistar o seu consumidor e atraí-lo para as ofertas do momento? Não esqueça que a primeira tela do seu comprador já pode ser o smartphone! Com o recurso de banner para mobile, o lojista pode incluir um modelo de peça promocional só para este dispositivo. Essa funcionalidade torna a interação com o usuário mais assertiva, evitando ruídos como dificuldade de leitura por conta da mudança no tamanho da tela.

10 – One Page Checkout

Já falamos desse recurso antes, aqui no blog, mas, quando o tema é UX, não podemos esquecê-lo. O One Page Checkout já está presente em todas as lojas que funcionam com as plataformas Rakuten One e Rakuten Genesis. É o processo de finalização de compra mais prático, intuitivo e assertivo disponível no mercado. Todas as etapas necessárias para que o consumidor feche seu pedido estão dispostas na mesma tela, de forma clara e enxuta. Ou seja, reduzimos as frustrações do comprador em ter que preencher formulários extensos e confusos, entregando valor com um processo de checkout moderno e descomplicado. Com a funcionalidade, chegamos a observar um aumento nas vendas em até 30%.

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