No Japão, onde o Rakuten Shopping possui mais de 40 mil lojas e 90 milhões de clientes cadastrados, existem varejistas que são especializados em vender peixes tropicais vivos, ovos frescos, frutos do mar, batata doce.  Rei Kimura, o varejista da loja dos ovos, vende APENAS ovos online e lucra inacreditáveis $500 mil dólares por mês. A estratégia para vender tanto é oferecer qualidade; a ração das galinhas é especial e elas são livres de antibióticos. Os ovos são sempre muito frescos, porque são despachados no mesmo dia em que são postos pelas galinhas.

No Brasil o marketplace ainda não chegou a esse nível de especificidade, mas já possui lojas que entregam congelados, bolos, pães, carnes; elas fazem parte do segmento Rakuten Foods, segmento de alimentos da Rakuten que não tem o conceito de delivery, nem de supermercado online, e sim de encomenda. Os clientes agendam data e horário em que querem receber as compras.

As lojas dos segmentos tradicionais são maioria no marketplace, e apesar dos diferentes tamanhos, convivem em harmonia. Desde a gigante Le Postiche à pequena Pimenta Rosada, de bolsas;  de Criatiff a Alpha Moda, de roupas femininas… A grande sacada do modelo de marketplace da Rakuten, especialmente para os pequenos varejistas, é que por uma mensalidade muito baixa, eles têm acesso a todas as ferramentas e serviços que são essenciais para vender bem e que não teriam condições de bancarem sozinhos. A Rakuten monta a plataforma para a loja virtual, oferece uma equipe de consultores que trabalha lado a lado com os varejistas, oferece cursos, workshops, palestras online e offline e ferramentas de marketing como links patrocinados, campanhas em grandes portais, páginas temáticas, infográficos, e-mail marketing, press releases, presença nas redes sociais e em eventos, além de todo o lado técnico da operação, como meios de pagamento e análise antifraude.

Além do marketplace, a Rakuten oferece exclusivamente no Brasil, sua plataforma de e-commerce SaaS. Os maiores e-commerces do país, como OQVestir, Etna, Jorge Alex, Playtech, Bridgestone,  são alguns dos clientes da unidade Rakuten Plataformas, que conta com diversos produtos para atender todo e qualquer tipo de operação online. As plataformas oferecidas são:

RAKUTEN SHOPPING ONLINE – é um modelo único de marketplace feito para desenvolver os pequenos e médios lojistas. São diversas categorias de produtos em diferentes lojas virtuais em um só lugar.

RAKUTEN STORES -a plataforma de comércio eletrônico mais completa, inovadora e flexível da América Latina. Essa opção é ideal para varejistas que buscam customizações específicas e possuem grande quantidade de lojas físicas espalhadas em diferentes Estados, como supermercados, farmácias, lojas especializadas em eletrônicos e de nicho de mercado.

RAKUTEN VERTICAIS – plataformas verticais para atender às necessidades de lojistas de médio e grande porte que vendem para segmentos específicos. São elas: Rakuten Fashion (moda), Rakuten Home (móveis),Tech (instrumentos musicais, eletroeletrônicos e celulares), Supermarket, Pharma (medicamentos e produtos de higiene, saúde e beleza), Brand (para fabricantes com marca própria), Jewelry (jóias), Autoparts (peças de automóveis) e Atacarejo (para quem vende no atacado e varejo),cada uma delas trazendo funcionalidades específicas nos seus segmentos, tanto para o lojista quanto para o consumidor.

RAKUTEN MOBILE – Ao invés de criar uma loja virtual para smartphone, outra para tablet, e outra para desktop, a Rakuten Mobile utiliza design responsivo para criar uma loja virtual que cabe no browser mobile dos dispositivos dos usuários. A plataforma Mobile reúne todas as principais características da experiência do comércio eletrônico no desktop otimizada para visualização nos dispositivos móveis: interface Touch para o usuário, busca de produtos, gestão de banners promocionais, módulo de frete, módulo de promoções, status de pedidos e gestão de contas, experiência do carrinho de compras através de todos os devices, Express Checkout entre outros.

Com tantas opções de produto, a Rakuten é referência internacional em soluções de e-commerce, pois  está pronta para abraçar os objetivos de varejistas de todos os portes e ramos de atividade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários