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Os clientes estão vivendo em uma era de maior conveniência do que antes.

rakuten airis

A análise de big data é considerada a maior oportunidade de mudança de vendas e marketing desde o advento da Internet. Ela já está transformando os relacionamentos com os clientes em vários setores. Com isso, pesquisadores do Rakuten Institute of Technology desenvolveram um agente único de inteligência artificial (IA). Ele identifica automaticamente possíveis clientes com alta probabilidade de se envolver com algum produto ou serviço.

A Rakuten AIris usa tecnologia de aprendizagem profunda para analisar mais de 900 comportamentos de e-commerce entre usuários que compraram determinados produtos e classifica outros que não os compraram, resultando em pontuação para potenciais compradores. Em comparação com outros métodos de segmentação baseados em sugestões de produtos semelhantes ao do histórico de compras, o AIris é até cinco vezes mais eficaz. Os clientes fornecem à Rakuten AIris uma lista de seus consumidores que usam os serviços de todo o ecossistema Rakuten.

É bom lembrar que os clientes podem ter a certeza de que seus dados estão em boas mãos. A Rakuten leva a sério a proteção de dados! Foi a primeira empresa japonesa a implementar regras rigorosas de privacidade na Europa, garantindo um alto padrão de proteção de privacidade no Grupo Rakuten em todo o mundo. A privacidade do cliente é uma das principais prioridades da Rakuten, e a Rakuten AIris não é exceção!

Usando o AI para encontrar novos clientes

A Rakuten AIris foi lançada no ano passado e está mostrando uma grande promessa como uma ferramenta para gerar novos negócios.

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Tianyu Li (à esquerda) do Instituto Rakuten de Tecnologia, Hiroki Mizokami (centro), da equipe de ciências AIris da Rakuten, e Ashish Pandey (direita) vice-presidente sênior de Produtos de Ciência de Dados da Rakuten USA explicando como a Rakuten AIris ajudará as marcas a encontrar novos clientes.

“O objetivo da Rakuten AIris é ajudar os clientes internos e externos a encontrar outros consumidores dentro do universo Rakuten”, explicou Tianyu Li, pesquisador da equipe de Análise de Comportamento Aplicada do Intelligence Domain Group, Instituto de Tecnologia Rakuten.

“É muito fácil para os clientes usarem porque a única coisa que precisam fornecer é uma lista de usuários existentes. Através da Rakuten AIris, podemos retornar um ranking com os principais usuários com o maior potencial de se tornarem clientes”, completou Li.

Por exemplo, uma fabricante de bebidas esportivas usando a Rakuten como uma plataforma de publicidade poderia se beneficiar do uso da Rakuten AIris para identificar pessoas que gostam de artigos esportivos e que possam estar interessadas em comprar suas bebidas. A Rakuten pode, então, realizar uma campanha de marketing direcionada em nome do fabricante, sem compartilhar os dados do usuário com os clientes externos.

“Na Rakuten, nossos esforços de IA alcançam vários tópicos, desde resultados de busca a recomendações sobre websites e aplicativos da Rakuten, até personalização, marketing, publicidade e muito mais”, disse Ashish Pandey, vice-presidente sênior da Data Science Products da Rakuten USA.

Ele ainda explica que “a Rakuten AIris é excitante por dois motivos. Uma delas é ajudar a encontrar novos usuários que as marcas não sabiam que existiam. A segunda é que, em vez de apenas ser uma transação, a Rakuten AIris cria um valor maior em que a Rakuten, os compradores e as marcas se beneficiam de clientes que ganham uma experiência de compra e publicidade mais relevante”.

 Tianyu Li (à esquerda) do Instituto Rakuten de Tecnologia, Hiroki Mizokami (centro), da equipe de ciências AIris da Rakuten, e Ashish Pandey (direita) vice-presidente sênior de Produtos de Ciência de Dados da Rakuten USA explicam como a AIris ajuda marcas a encontrar novos clientes que nunca conheceram existia.

Como funciona

Como a Rakuten AIris encontra potenciais compradores? São várias técnicas de IA incluindo o Word2vec, que é um tipo de modelo estatístico de rede neural e modelagem de tópico. A Rakuten AIris analisa os dados demográficos, o histórico de navegação e o histórico de compras de milhões de usuários no ecossistema Rakuten. Após o processamento, são apresentados conjuntos de recursos que representam o comportamento do consumidor da marca, incluindo idade, sexo e gasto médio em uma determinada classe de produto. Se esses dados forem semelhantes aos clientes já existentes do fornecedor, há uma boa chance de que os com maior pontuação sejam novos consumidores. Para uma identificação mais precisa dos comportamentos, os dados são combinados com outros de alto nível, que foram extraídos por algoritmos de aprendizagem profunda não supervisionados.

Uma vantagem da Rakuten AIris é que ela faz uso de dados de todo o ecossistema da empresa e não apenas do histórico de compra da Rakuten Ichiba. “Grandes mecanismos de pesquisa e plataformas de mídia social podem ter agentes semelhantes, mas não têm acesso a dados de histórico de compras”, explicou Hiroki Mizokami, vice-gerente da equipe de ciências da AIris da Rakuten. “Alguns concorrentes vão dizer que a audiência é semelhante, mas estamos dizendo que são clientes em potencial porque sabemos quem comprou o quê”, diz Mizokami.

Construindo sobre uma base sólida

Desde o seu lançamento no Japão em maio de 2018, a AIris tem sido usada por marcas em indústrias que vão desde montadoras até produtos de consumo, bebidas e empresas de saúde. O feedback do cliente tem sido muito positivo. Por isso, a equipe da AIris está trabalhando para expandir as funcionalidades e áreas de serviço. Mizokami e seus colegas estão empenhados em desenvolver o serviço em uma abrangente plataforma identificará automaticamente clientes, de modo que seja possível realizar campanhas de marketing eficientes, tornando essas ações ainda mais relevante e pessoais. Enquanto isso, pensando nas futuras expansões no exterior, a AIris está sendo testada com mais de 20 anunciantes – inclusive nos EUA e na Europa.

“Com base no histórico de compra do usuário, nosso trabalho é para inferir seu momento de vida, seja ele um estudante ou casado, e o estilo de vida, como por exemplo gostar de um tipo de música específica, além de prever a intenção e a afinidade com as marcas”, disse Ashish Pandey. “Podemos prever que um cliente quer comprar um carro ou substituir seus pneus? Ser capaz de inferir corretamente esses dados e prever a intenção só está se tornando possível agora com o melhor do processamento do computador. São tempos muito excitantes para a IA na Rakuten”, conclui Pandey.


Fonte: Rakuten.today

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