Tempo de leitura: 2 minutos

overdrive

OverDrive vê demanda das escolas e bibliotecas estrangeiras

Depois de dominar mercado de bibliotecas nos EUA, a empresa está ramificando para fora seu negócio digital de empréstimo de livros digitais.

Dois dos segmentos de negócios da OverDrive mudaram para o modo de “hiper-crescimento”, de acordo com CEO Steve Potash.

O número de escolas e bibliotecas internacionais usando o sistema de empréstimos de livro digital da empresa está em ascensão: No ano passado, os segmentos de educação e de negócios internacionais da empresa, tem gerado crescimento de receita de dois dígitos, “quase se aproximando do terceiro”, disse Potash.

95% de todas as bibliotecas públicas dos EUA usam a tecnologia da empresa para emprestar ebooks, audiobooks e outros conteúdos eletrônicos – conteúdo que desaparece quando termina o período de empréstimo.

Potash observou que OverDrive também tem uma considerável presença em outros países de língua inglesa.

A OverDrive pertence agora oficialmente a uma empresa estrangeira – cerca de um ano atrás, foi adquirida por US$ 410 milhões pela Rakuten Inc., que muitas vezes é descrita como a versão japonesa da Amazon.

Em março, OverDrive contratou Steve Rosato para ajudar a liderar esses esforços de expansão internacional. Uma de suas principais tarefas será a de assinar acordos com as editoras de língua espanhola, o que ajudará a OverDrive a ter mais bibliotecas na América do Sul e Central.

Rosato ganhou muita experiência internacional e conexões durante o seu mandato de 20 anos com BookExpo America, uma conferência de publicação que atrai visitantes de todo o mundo. Ele passou os últimos cinco anos como diretor deste evento.

Por que ele deixou? Ele descreveu OverDrive como uma empresa “que deseja fazer parte.” Não só é um grande fã de Potash – eles se conhecem há anos – mas ele também vê uma grande oportunidade para aumentar os negócios em países que não adotaram os livros digitais tão rapidamente quanto os Estados Unidos.

“Você vai ver (a demanda por livros digitais) espalhar-se rapidamente por todo o mundo”, disse ele.

OverDrive também foi recentemente adicionado em novas bibliotecas na Alemanha, Áustria, Suíça e China. Estão ainda à procura de trabalhadores de apoio ao cliente que falam mandarim, para que haja mais expansão na Ásia.

 

OverDrive tem espaço na educação escolar também, é mais fácil disponibilizar livros para salas de aula inteiras nos dias de hoje, agora que tantos alunos têm fácil acesso a computadores, tablets e laptops, disse ele.

Deu trabalho para chegar a este ponto, ao longo dos últimos anos, OverDrive construído relacionamentos com editoras com foco no ensino e levá-los para oferecer às escolas ofertas especiais.

Por exemplo, algumas editoras dão às escolas a flexibilidade para emprestar tantas cópias de um livro quanto eles precisam – o que ajuda os professores que não sabem ao certo quantos alunos vão ter a partir de um semestre para o outro.

“Temos que garantir que cada criança terá sua própria cópia”, disse Potash.

OverDrive também pretende fazer incursões com as escolas elementares. No mês passado, lançou K-5 QuickStart, que dá às escolas acesso ilimitado a 200 títulos, incluindo livros de leitura e livros ilustrados, por US$ 500 ao ano.

“Enquanto falamos aqui, o mercado das escolas está crescendo”, disse Potash.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários