A plataforma ideal deve reunir funcionalidades e recursos que facilitem a operação e permitam o crescimento da sua marca. Dois aspectos mandatórios, independentemente se a sua loja online é B2B (Business to Business), B2C (Business to Consumer), B2B2C (Business to Business to Consumer) ou B2E (Business to Employee).

plataforma de e-commerce lojista homem no tablet sorrindo

Nesse momento decisivo, é preciso observar 5 fatores importantes e que farão toda a diferença na rotina do seu negócio:

1 – Módulos de funcionalidades

Os módulos de funcionalidades ajudam o lojista a otimizar suas ações e deixar a loja virtual mais completa e amigável para o comprador – seja ele uma outra empresa, um funcionário ou o consumidor final. A plataforma de e-commerce deve ter atualizações e lançamentos de novos recursos com frequência. Na Rakuten Digital Commerce, por exemplo, esse trabalho é diário e um release compilando todas as novidades é divulgado mensalmente.

Algumas dessas funcionalidades são fundamentais para o sucesso da loja virtual. Podemos citar os módulos de Promoções, SEO, Franquias, Multi CD, Instagram e muitos outros. Avalie quais as vantagens de cada plataforma em relação aos seus módulos. E não esqueça de checar se esse parceiro poderá desenvolver novos recursos de acordo com a sua necessidade.

2 – Navegabilidade e Usabilidade

Navegabilidade e usabilidade são dois fatores decisivos para a compra em uma loja virtual. Por isso, a plataforma de e-commerce escolhida deve estar à frente das demais. O que queremos dizer é que você deve procurar uma solução que não seja engessada e que permita adaptações. Na Rakuten Digital Commerce, por exemplo, os lojistas Genesis podem ter o Freedom Layout Builder.

Esse recurso dá à loja virtual a liberdade de trabalhar seu layout livremente, adequando suas páginas para oferecer a melhor experiência ao comprador. Ninguém conhece seu público-alvo como você, certo? O seu parceiro de negócios deve entrar nesse jogo como um facilitador para ajudá-lo a concretizar seus objetivos.

3 – Segurança e estabilidade

Para fechar vendas e gerar lucro, a loja virtual precisa funcionar o ano todo. Ou seja, se manter no ar e operando de forma confiável, independentemente de desastres naturais, ataques cibernéticos etc. Isso só é possível se a plataforma de e-commerce oferecer segurança e estabilidade para o lojista. Um trabalho que depende de alto investimento em equipes profissionais e qualificadas, tecnologia de armazenamento e proteção de dados, monitoramento 24/7 e certificações que comprovem esses atributos valiosos.

Este é um ponto no qual não se pode economizar!  Na Rakuten Digital Commerce, utilizamos um data center próprio, com gestão de ambiente 100% interna. As lojas virtuais que operam com as nossas plataformas contam com monitoramento e suporte 24h por dia, 7 dias por semana. Nosso ambiente conta com sistema de firewall de última geração, que fornece defesa integrada contra ameaças e proteção em diversas camadas.  O nível premium dessa tecnologia é confirmado pelas certificações mais importantes do setor, como o ISO 27001 (norma de referência internacional para Gestão de Segurança da Informação).

4 – Pagamentos

As vendas da loja virtual também dependem do meio de pagamentos adotado. Na última década, o mercado dessas soluções cresceu significativamente no país. Com tantas opções, o lojista precisa ser criterioso para buscar a alternativa mais conveniente para o seu negócio. Deve-se observar desde a burocracia de gerenciar diferentes contratos até os custos embutidos nos serviços. Essas dificuldades têm levado muitos lojistas a buscarem uma plataforma que já ofereça um meio de pagamentos seguro e eficiente. Assim, ganham em tempo e economia.

A Rakuten Digital Commerce, por exemplo, possui o Rakuten Pay – líder no Japão e em operação no mercado brasileiro desde 2015. Integrada à plataforma, a solução oferece checkout transparente, as principais bandeiras de cartão do mercado, boleto registrado, sistema anti-fraude, entre muitas outras vantagens. O melhor é que tudo pode ser incluído em um único contrato, o da plataforma. Além de poupar esforços e gerar comodidade ao lojista, nosso meio de pagamento oferece as melhores taxas do mercado. Uma vantagem de peso para a loja virtual.

5 – Logística

A logística ainda é um dos pontos críticos do e-commerce. Se a plataforma oferece um gateway logístico que reduz os esforços aplicados e os custos da loja virtual, este é o cenário perfeito. Questione os fornecedores pesquisados sobre esse quesito e, se possuírem o serviço, quem são os parceiros, quais as tabelas aplicadas e as vantagens financeiras para o seu negócio.

O Rakuten Logistics Gateway, por exemplo, é integrado ao sistema dos Correios e permite que os lojistas tenham uma economia de até 37% nos custos de envio dos pedidos. Isso porque, ao utilizarem o nosso contrato, as empresas têm acesso a uma tabela de preços diferenciada e com custos menores em função do nosso ganho de escala. Por meio dessa solução é possível também utilizar grandes transportadoras nacionais, como Intelipost e Total Express, integradas de acordo com o tipo de plataforma contratada.

Recursos específicos para o seu modelo de negócios

Cada modelo de negócios possui detalhes necessários para uma operação bem-sucedida. Sua plataforma de e-commerce precisa prover soluções para cada demanda. Vamos listar algumas delas:

 1 – B2B (Business to Business)

Nesse modelo, a empresa oferece produtos ou serviços para outras empresas. O lojista pode precisar do que chamamos de “home fechada”. Ou seja, a página inicial da loja possui um campo de login e apenas os usuários com cadastro podem acessar. Esse recurso é muito útil para quem trabalha com franqueados, que adquirem seus estoques da matriz online.

A plataforma deve oferecer, também, um cadastro de atacado. O revendedor se cadastra na loja e é aprovado pelo lojista, que configura o canal para o novo parceiro. Esse acesso pode ter diferentes regras, como valor mínimo de compra, quantidade mínima de SKUs, condições de pagamento diferenciadas. Tudo definido pela empresa.

O lojista pode permitir, ainda, que o revendedor feche o pedido na loja e retire o produto com a matriz por meio de transporte próprio. Na Rakuten Digital Commerce, por exemplo, temos um Módulo de Transportadoras que possibilita o cadastro do frete próprio do comprador. Essa funcionalidade é muito utilizada por revendedores com tíquete médio ou volume alto.

2 – B2C (Business to Consumer) e B2B2C (Business to Business to Consumer)

No B2C (Business to Consumer) a empresa vende seus produtos ou serviços diretamente para o consumidor final. Já no B2B2C (Business to Business to Consumer) a marca tem outras empresas como clientes que vendem para o comprador pessoa física, a exemplo dos marketplaces. A sua plataforma de e-commerce precisa ser flexível às suas escolhas.

Muitos lojistas possuem um site que opera com cadastro de varejo e atacado, para empresas e consumidor final. Outras marcas preferem manter duas lojas virtuais separadas, uma apenas para pessoa jurídica e outra para pessoa física. E há empresas que adotam o modelo de marketplace, com lojistas dentro do ambiente vendendo para o consumidor final. É uma questão estratégica e seu fornecedor deve prover a solução que o seu negócio precisa.

3 – B2E (Business to Employee)

Esse modelo de negócios online tem o funcionário da empresa como público-alvo. Grandes marcas nacionais e multinacionais possuem lojas virtuais com amplo portfólio para os seus colaboradores. Esta é uma forma eficiente de gerar valor para o público interno e ainda liquidar os estoques excedentes ou antigos.

Normalmente, a página inicial dessas lojas utiliza o recurso de “home fechada” e apenas funcionários são autorizados a acessar com seu login e senha. Se a marca tem uma loja virtual aberta para o público em geral, ela pode cadastrar uma lista branca para seus funcionários. O link para esse login via lista branca é, geralmente comunicado aos beneficiados pelo próprio lojista. Ou seja, o usuário passará a navegar por um canal especial com descontos configurados pelo lojista. A marca pode ter categorias, promoções, banners e muito mais, apenas para esse público.

Todas as funcionalidades citadas estão disponíveis nas plataformas Rakuten Digital Commerce.

Converse com nossos consultores e escolha a melhor opção para a sua loja virtual!

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