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Como abrir um e-commerce do zero?

Essa é uma pergunta muito comum entre os empreendedores novatos no mundo dos negócios, que sonham com sua independência financeira, principalmente numa época em que a internet domina o perfil de consumo dos brasileiros, seja pelo celular ou desktops.

Antes de tudo, é preciso entender que um e-commerce nada mais é do que uma loja como qualquer outra.

O fato de estar na internet não torna o esforço de trabalho menos complexo ou mais fácil. Dedicação e força de vontade são pré-requisitos básicos para qualquer negócio. E como qualquer empresa, precisa seguir dois passos iniciais básicos de gestão empresarial.

Defina um plano de negócios para sua empresa

Antes de montar um e-commerce você precisa ter definido bem quais são seus objetivos, público-alvo, mercado à ser atingido, viabilidade financeira, dentre outros itens importantes para uma empresa. Dica: O SEBRAE possui uma assessoria completa e gratuita para este tema.

Monte um projeto do seu negócio

Monte um projeto do seu negócio que descreva seus objetivos enquanto empreendedor e empresa, visão, missão e valores do seu e-commerce e como ele agregará valor para seus clientes. Lembre-se: A experiência de compra do usuário é fundamental para alavancar os negócios.

Após esse planejamento de gestão empresarial bem definido, e com esse material em mãos, vamos à segunda etapa: A concepção do seu e-commerce.

Escolha a plataforma que hospedará seu e-commerce

Existem várias opções no mercado, com diferentes planos de assinatura. Se você não é um programador profissional, não se preocupe, existem modelos intuitivos e bem didáticos, onde o usuário insere os produtos, descrição e valores de forma simplificada. A Rakuten, por exemplo, oferece soluções perfeitas para todos os perfis de e-commerce.

Defina as formas de pagamento para o seu e-commerce

Quais são os tipos de pagamento aceitos no seu negócio? Cartões de crédito e débito, transferência bancária, depósito em conta corrente, pagamentos em plataformas digitais?

Com essa definição, busque opções de plataformas digitais seguras para transacionar toda essa logística de pagamento. Sistemas como o “Rakuten Pay” que traz credibilidade e histórico no mercado, além de confiança para os clientes. Pensar na segurança dos dados é essencial para o sucesso do seu e-commerce.

Defina um Plano de Comunicação para o seu e-commerce

Definir uma boa estratégia de marketing digital aliado à um plano de comunicação consistente, é fundamental para o sucesso nos negócios online. Anúncios em redes sociais, criação e impulsionamento de perfis da sua loja no Facebook e Instagram, são algumas formas de promoção.

Outra forma é anunciar em sites já conhecidos, de notícias ou variedades, sempre buscando atrelar sua marca à portais que tenham a ver com seu negócio. Não dá para anunciar uma loja de produtos eletrônicos num portal de informações sobre fauna e flora, por exemplo.

Além disso, é preciso monitorar todas as ações de publicidade e propaganda, acompanhando estatísticas e medindo o que deu certo, e o que precisa ser revisto. Acompanhamento contínuo é a única forma de mensurar se suas ações estão ou não rendendo bons resultados.

Equipe profissional é necessidade básica

Tenha ao seu lado profissionais capacitados, que entendam do negócio virtual. Caso você seja um empreendedor individual, busque parcerias e fornecedores com histórico de atuação e credibilidade no mercado. Afinal, é a sua marca que está em jogo.

Monitore sua loja

Plataformas de e-commerce, como a Rakuten Digital Commerce, costumam ser bem intuitivas. Mas de nada adianta ter as informações à disposição e não realizar uma gestão de acompanhamento destes indicadores.

Melhoria contínua é pré-requisito para o negócio, e só pode ser construída se houver monitoramento constante.

Defina um plano logístico consistente

Como serão realizadas as entregas dos seus produtos? Você mesmo fará as postagens nos Correios, ou terá parceiros logísticos? Novamente: Busque sempre fornecedores com bons históricos de atuação.

A logística pode ser uma grande pedra no sapato do seu e-commerce se não for bem estruturada. Afinal, quem gosta de comprar um produto que não chega no prazo informado?

E por fim, mas não menos importante, a capacitação constante é um fator chave para o sucesso de qualquer empreendedor. Manter-se atualizado às tendências tecnológicas, lançamentos e novidades no mercado de negócios virtuais é essencial para acompanhar a evolução dos negócios.

Um profissional que não se atualiza e não acompanha as novidades do mercado em que atua, está fadado a ficar na retaguarda do crescimento.

Fique de olho!

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