Que tal dar uma volta ao outro lado do globo com a gente? Cenário: Japão, onde nasceu a Rakuten. O país com mais de 127 milhões de habitantes tem uma paixão curiosa por personagens e mascotes de todos os tipos. Esta, por sinal, é uma das primeiras observações de quem chega ao país. Do aeroporto às ruas dos grandes centros comerciais, dos ônibus aos metrôs, eles surgem a cada instante.

Okaimono Panda Mascotes Rakuten Japão

Okaimono Panda na Ichiba Conference 2017. Fonte: Rakuten.Today

Vão desde a famosa Hello Kitty a um grande número de figuras menos rebuscadas. Muitas delas, criadas localmente por empresas e organizações para alavancarem suas marcas e se conectarem com os consumidores.

 Hello Kitty Mascotes Japão Istock

Hello Kitty em Yokohama Chinatown. Fonte: Istock

Na verdade, uma palavra especial, “yuru-kyara”, (literalmente “personagens relaxados”), representa este último grupo, que inclui o tão querido urso preto de olhos arregalados, Kumamon da Prefeitura de Kumamoto.

Kumamon Mascotes Japão Istock

Kumamon conquistou adultos e crianças. Fonte: Kumamon Square Website

Nossos mascotes também fazem sucesso

E, claro que a Rakuten também tem o seu próprio mascote! Okaimono Panda (ou Shopping Panda) é um personagem alegre e otimista, como a nossa marca. Ele adora datas comemorativas e tem muita dificuldade de escolher o que comprar. Desde a sua grande estreia nos stickers ofertados em aplicativos de mensagens, nosso panda apareceu em comerciais de TV, serviços online e outdoors em todo o país. Hoje, pode-se dizer que ele se tornou um dos mascotes mais reconhecidos do Japão.

Aqui no Brasil, ele é o mascote do nosso marketplace, Rakuten Shopping, e representa todo o espírito vibrante dos consumidores brasileiros que se divertem comprando online!Okaimono Panda Mascotes Rakuten Japão TVMas o Okaimono Panda não é o único personagem carismático da Rakuten. Que tal dar um scroll down e conhecer mais membros da nossa família de mascotes adoráveis!

Cassis, Mash e Cherry: os mascotes da Rakuten Viber  

O app de mensagens Rakuten Viber não tem um, mas três personagens oficiais no Japão. Cada um com personalidade forte e características que têm tudo a ver com os recursos que o aplicativo oferece aos usuários.

Cassis Mascotes Rakuten Viber Japão

Cassis é o rei da cena! Um macaco ativo e muito falante, com grandes orelhas que podem ouvir sons e vozes claramente. Igual ao recurso VOIP de alta qualidade, Viber Out. Cassis é também o herói do jogo Pedra, Papel e Tesoura que funciona com inteligência artificial e foi desenvolvido pelo Rakuten Institute of Technology. O recurso utiliza deep learning para ler os movimentos das mãos dos usuários.

Mash Mascotes Rakuten Viber Japão

Mash, por outro lado, é um urso polar sensível e sincero. Ele sempre trabalha até tarde, um hábito comum entre os japoneses (e brasileiros) também. Quando não está no trabalho, pode ser encontrado curtindo uma cerveja em um pub. Esse carinha é muito esperto e aproveita todas as oportunidades de viajar. Ele também usa o Rakuten Viber para fazer pagamentos, cumprir suas tarefas e ficar em contato com seus amigos e familiares.

Cherry Mascotes Rakuten Viber JapãoEsta mascote está sempre por dentro das tendências! A coelhinha Cherry tem uma paixão por todas as coisas românticas e modernas. Gosta de fazer novas descobertas e usa as extensões do Rakuten Viber para procurar e compartilhar vídeos, imagens e informações no chat. Seu grande senso de curiosidade faz dela a figura ideal para explorar o fluxo constante de novas ofertas do aplicativo!

O criador dos personagens que, curiosamente, gosta de manter seu anonimato comentou seu processo criativo: “Você realmente tem que desenhar esses personagens de uma forma que os usuários saibam na hora como vão usá-los. O mais brilhante e enérgico Cassis, a amante das tendências Cherry, o sempre trabalhador Mash. Todos representam temas muito corriqueiros na vida das pessoas”.

Kabusuke e Radico ensinam sobre investimentos

Representando a Rakuten Securities estão dois vegetais nada convencionais. A escolha parece estranha até que você percebe que a palavra em japonês para “ações” e “títulos” é “kabu”, que também é significa “nabo”.Kabusuke Mascotes Rakuten Securities JapãoKabusuke é um personagem um pouco tímido. Mas não se engane! Esse mascote em forma de nabo é um carinha superconfiável e nunca perde uma boa oportunidade de negócios. Na homepage da Rakuten Securities, Kabusuke Sensei explica como investir no mercado japonês de ações. Outro detalhe pertinente: ele está atualmente em um relacionamento com a Radico.

Radico Mascotes Rakuten Securities Japão

Radico, por outro lado, cresceu no exterior e é expert no mercado global de ações. Ela tem uma atitude de poder e adora se divertir. O criador dos personagens comentou: “A palavra ‘investimento’ é suficiente para fazer a maioria das pessoas lamentarem – incluindo eu mesmo em primeiro lugar. Mas, hoje, existem tantos serviços que permitem que você comece a investir pequenas quantidades de dinheiro através de apps no seu smartphone. Eu queria simplificar isso para que outros iniciantes como eu mesmo possam superar as barreiras psicológicas que os previnem de tomar o primeiro passo”.

Então…

Na próxima vez que você encontrar um membro da família Rakuten, esteja ele num chat do Rakuten Viber, navegando no Rakuten Shopping ou em qualquer outro lugar, talvez você se lembre das histórias que dão a cada um desses personagens personalidades inesquecíveis.

Baixe o Rakuten Viber e tenha acesso aos stickers e a vários recursos incríveis!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários