Tempo de leitura: 2 minutos

brasil_ecommerce

Dados do site e-commerce.org.br apontam o Brasil como o quinto país no mundo em usuários de internet, com cerca de 76 milhões de pessoas conectadas. Os números são de 2011. Também apontou-se que a movimentação financeira no meio eletrônico ultrapassou os R$ 18 bilhões naquele ano, com mais de 31 milhões de pessoas comprando no mundo virtual. São informações que sustentam o avanço dos sites de venda e das ações de marketing virtual.

“E-marketing são todas as ações de comunicação integradas na internet, o que inclui site institucional, e-commerce, perfil na rede social, e-mail marketing, newsletter, banners, mailing, entre outras”, explica o consultor do Sebrae em São Paulo, José Carmo de Oliveira. Antes de qualquer empreitada no meio digital, o empreendedor deve se questionar se conseguirá atender ao cliente da mesma forma que atende na loja física. “É necessário manter o mesmo nível de atendimento. Caso contrário, o consumidor muda de site em apenas um clique”, recomenda o consultor.

Um estudo feito pela Braspag em dezembro de 2012, o volume de transações no varejo online brasileiro cresceu 46% em relação a 2011, superando por uma ampla margem a expectativa prevista para este ano (25%).

O número é animador e bate com as nossas previsões para o ano. Mas esse resultado é significativo? Não, pelo seguinte motivo: no Brasil, o varejo eletrônico mal chega 1,5% do total do varejo (dados da Fecomércio, de 2011). Ou seja, o país ainda tem muito espaço para o e-commerce crescer, quando considerado a semelhança a outros países.

Nas cidades de intorior os consumidores desembolsam cerca de 20% a mais na internet em relação às lojas físicas. É o que indica um estudo realizado pela Officina Sophia, o qual ouviu 520 compradores brasileiros no início deste mês.

O horário de maior número de compras online no Brasil é no horário do almoço, sendo que o pico da atividade se dá entre às 12h e 14h.

As vendas realizadas através da internet devem atingir 25 bilhões de dólares no Brasil em 2017, mais que o dobro dos 12,2 bilhões dólares previstos para este ano, segundo uma pesquisa apresentada pela Forrester Research, em julho de 2012.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários