Tempo de leitura: 3 minutos

fotojpeg

No Dia do Profissional de RH, Fátima Raizaro -Gerente de Recursos Humanos da Rakuten Brasil nos fala sobre Motivação.

O que motiva sua ação? A pergunta é complexa, a resposta também.  Qual ação? Sabemos o que nos motiva? Sabemos o que nos deixa felizes, é diferente. Engano achar que estou motivado porque estou eufórico, alegre ou entusiasmado. A motivação é muito mais ampla do que a apresentação destas emoções.

A verdadeira motivação nasce das necessidades interiores e não de fatores externos e, desta forma, não existem fórmulas que ofereçam soluções fáceis para motivar quem quer que seja.

Pesquisas científicas realizadas sobre o comportamento motivacional evidenciam que as pessoas não apenas tem objetivos diferentes, mas também fontes de energia que determinam seu comportamento e que são extremamente variadas. Logo: O que me motiva não necessariamente motiva você.

A abordagem mais recente dos estudos da motivação humana, segundo BERGAMINI, W. Cecilia (FGV-EAESP), considera a motivação um processo, um desencadeamento de momentos interiores experimentados que nos levam a mobilizar a sinergia ou as forças já existentes em nosso interior.

Aqui na Rakuten nossos valores e princípios norteiam as ações dentro do RH denominadas “motivacionais” porque buscam não apenas reconhecer, integrar, desenvolver, mas proporcionar um clima organizacional atrativo para atender as necessidades singulares existentes.

Nossos colaboradores recebem treinamento da área de RH, cujo objetivo é a internalização e vivência do que a filosofia Rakuten pode contribuir, não apenas na empresa, mas fora dela, ou seja, na vida pessoal de todos. Mensalmente, premiamos os colaboradores que obtiveram destaque em seus trabalhos face aos nossos princípios também.

  • Always Improve, Always Advance (Sempre melhorar, sempre em frente)
  • Passionately Professional (Profissional apaixonado);
  • Hypothesize -> Practice -> Validate -> Shikumika (Hipótese Prática Validação = Sistematização);
  • Maximize Customer Satisfaction (Maximizar a satisfação do cliente)
  • Speed!! Speed!! Speed!! (Rápido!! Rápido!! Rápido!.

Imagem1

Zelamos por um clima onde todos estejam inseridos de maneira confortável, saudável, harmoniosa, produtiva. É certo, o trabalho tem a propriedade de oferecer parâmetros para as expectativas e os ideais de cada ser humano. Logo, o trabalho é fonte de motivação.

Imagem2

O que nos motiva? O sentido do trabalho em nossas vidas.

PARTE II – O trabalho e a Motivação.

Você está motivado no seu trabalho?

Ao discorrer na parte I deste assunto – A Motivação – e entende-la como algo intrínseco ao ser humano, quando passo a compreender minhas necessidades interiores, sou capaz de iniciar o entendimento do que me motiva, seja no meu trabalho ou na minha vida pessoal como um todo.

Diante da complexidade do comportamento motivacional, entendemos o porque é praticamente impossível encontrar a fórmula ideal para motivar as pessoas.

Aqui na Rakuten reconhecemos e premiamos mensalmente nossos destaques; os colaboradores aplicam e recebem treinamentos, são “instrutores” do seu saber; participam de campanhas de solidariedade, da decoração de Natal da empresa, de jogos aqui e no Japão e sabemos que estas e outras inúmeras ações não necessariamente promoverão a motivação de todos.

É fato: O que te motiva não necessariamente me motiva. Cada pessoa se caracteriza por um perfil motivacional próprio, ou seja, cada pessoa é portadora de um estilo de comportamento motivacional.

Aprecio muito o que LEVI-LEBOYER, Claude, Pesquisador, Professor e Fundador da ENOP – Rede Europeia de Psicologia Organizacional, ressalta: “A motivação não é nem uma qualidade individual, nem uma característica do trabalho: não existem indivíduos que estejam sempre motivados nem tarefas igualmente motivadoras para todos”.

E jamais conseguiremos a completude da satisfação! Sempre existirá uma necessidade não satisfeita que organizará novas condutas motivacionais. Ao saciar uma necessidade, outra surge.

Tem um dia que você não apreciará seu trabalho, mas terá outro dia que você amará o seu trabalho.  Este é o nosso desejo.

Imagem4

Fatima Raizaro Queiroz, Psicóloga, Pedagoga, Pós graduada em Gestão Estratégica de RH pela Uni-FMU. 22 anos de vivências motivadoras em RH. Atuou em Multinacionais do segmento Financeiro e Alimentício e Nacionais Prestadoras de Serviços, uma delas: “Great Place to Work”. 11 meses de Rakuten 🙂

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários