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O São Paulo Fashion Week (SPFW) é o maior evento de moda do Brasil, o mais importante da América Latina e a quinta maior semana de moda do mundo – depois das de Paris, Milão, Nova York, Londres. A edição Verão 2013/2014 está acontecendo esta semana na Bienal do Ibirapuera, zona sul de São Paulo.  O evento  foi responsável por criar diversos paralelos, voltados para redes de fast-fashion e grandes produtores têxteis que servem de suporte para levar as coleções apresentadas na semana de moda para as grandes lojas, gerando assim um público mais abrangente. O setor é um dos que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa do IBOPE, com uma perspectiva de consumo de roupas de R$ 129 bilhões em 2013.

O aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as mulheres. Isso abriu espaço para o desenvolvimento do que é hoje um dos setores online mais importantes, representando 12% do e-commerce. Moda e acessórios ocuparam a 3ª posição em vendas online no Natal de 2012 e o faturamento previsto para e-commerce como um todo em 2013 é de R$ 28 bilhões, segundo Webshoppers & e-bit.

As grandes grifes brasileiras já estão apostando nas vendas através do e-commerce.  Alexandre Herchcovitch, por exemplo, estilista brasileiro que participa das semanas de moda de São Paulo e Nova Iorque, e exporta suas roupas para o Japão, EUA, Europa e Oriente Médio, aposta no online para atender o público que reside fora no eixo Rio-São Paulo, cidades onde suas lojas físicas estão localizadas.  A Dafiti, maior varejista de moda multimarcas online do País, obteve 72 milhões de visitas e um faturamento de R$ 400 milhões em seu primeiro ano de operação.

Entretanto, para que o sucesso seja alcançado nesse mercado, é necessário tomar alguns cuidados. A Rakuten selecionou algumas dicas para o varejista que deseja prosperar no mundo da moda online:

  • Cuide da sua vitrine: sempre utilize fotos em alta resolução, descreva as peças nos mínimos detalhes, pois o consumidor deseja saber exatamente o que está comprando;
  • Ofereça sugestões de look, informações de moda, tendências, produtos relacionados. Tudo isso se aproxima da experiência de compra com vendedor em loja física;
  • A devolução e troca de produtos sem custo para o cliente inibe a desconfiança do consumidor com relação às compras na internet, elevando as suas chances de venda;
  • Monitore e relacione-se com seu cliente nas redes sociais. Elas são um excelente canal para promover a loja virtual e formar um relacionamento de qualidade com o cliente. Em pesquisa realizada pela Rakuten,constatou-se que 63% dos brasileiros já recomendaram algum produto através de redes sociais.
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