Tempo de leitura: 2 minutos

Quem compra uma revista para ver os anúncios? Quem liga a televisão para assistir às mensagens milionárias? Quem vai ao cinema para se expor aos belos comerciais de cerveja e deixa a sala antes do filme começar? Tirando a turma que trabalhou na produção desses produtos da propaganda, e os anunciantes e os estudantes de publicidade, ninguém.

A dificuldade em chamar a atenção do cliente para a mensagem de marketing da sua empresa não é nenhuma novidade. Esse fato existe desde sempre, a diferença é que hoje é muito pior. A multiplicação dos canais de televisão, revistas e jornais somado a chegada da internet ao mundo do marketing, além do abuso das ações promocionais em pontos de venda e fora deles, faz com que seja muito difícil o cliente perceber você ou qualquer diferencial que você ofereça em meio a tanto barulho marketeiro.

Nos últimos anos, com a ajuda da internet e do comércio eletrônico, novas estratégias para engajar os Clientes da empresa na sua mensagem estão transformando o mundo do marketing. Algumas idéias inovadoras:

  • Comunidades para a Construção da sua Marca. Clientes podem ser os seus melhores vendedores. Então porque limitar-se a enviar apenas mensagens de comunicação? Construa um espaço na web onde os seus clientes possam se conhecer, conversar, discutir assuntos relevantes para eles, e porque não, trazer novos clientes. Jones Soda, uma empresa de refrigerantes dos EUA, foi do zero em vendas até 33 milhões de dólares em apenas quatro anos sem gastar nada com a propaganda tradicional. A única atividade de marketing da Jones Soda é a Comunidade Jones Soda onde os consumidores podem trocar arquivos de música, compartilhar arquivos e se conhecer.
  • A Voz do Povo é a Voz de Deus. O consumidor atual é muito inteligente, e ADORA promover novidades para os amigos. Então porque não envolvê-lo no desenvolvimento dos seus produtos e serviços? Envolva os seus clientes desde o início! Deixe-os promover o seu produto antes de tê-lo pronto. Você pode usar e-mails, seminários na web, pesquisas eletrônicas, amostras grátis, hot sites e pré-venda no seu comércio eletrônico.
  • Explore a sua marca. George Lucas da série Guerra nas Estrelas foi o primeiro a transformar os seus filmes em bonecos de plásticos, bolas de futebol, camisetas, bónes etc. Nos anos oitenta foi a vez da Disney popularizar esse modelo de marketing a partir do desenho animado Rei Leão. Hoje, você pode fazer o mesmo. Por exemplo, se você vende computadores, porque não criar uma série de podcasting que ensinam o cliente a usar o computador que você vende? Se você vende cosméticos, porque não criar uma série de livros que ensinam conceitos de maquiagem para a consumidora?

A Verdade por trás da falta de atenção do cliente a sua propaganda está no fato da sua empresa fazer marketing para comunicar o que você faz e não para construir relacionamentos. Cliente nenhum, nem mesmo você ou eu, presta atenção a produtos que não conhece, ou a empresas que se apresentam como simples vendedores de serviços preocupados em bater metas e vender produtos.

Todas as atividades de marketing que você faz na sua sua empresa – ou pelo menos 80% delas – devem ser focadas em construir relacionamentos com os seus clientes, e não apenas comunicar o que você faz.

Antes da Era da Internet construir relacionamentos com muitos clientes era uma tarefa cara e complicada. Hoje, é simples, acessível e eficaz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários