Tempo de leitura: 2 minutos

Soa Há quase uma década, quando os portais corporativos saíram da teoria e se tornaram realidade na prática, em diversas companhias dos mais variados setores e portes, o que mais se falava e se questionava era a integração de interfaces. Todas as aplicações corporativas se tornariam integradas em uma única interface, beneficiando os usuários. Paralelamente se questionava a arquitetura orientada a serviços, ou SOA. A pergunta é: de que maneira esses dois conceitos convergem?

Na verdade esses dois conceitos se complementam na medida em que dizem respeito a camada de interface e a camada de integração. Pode-se dizer que enquanto os portais corporativos mostram os benefícios da interface única, personalização e gestão de conteúdo, o conceito de SOA mostra que utilizar serviços de maneira estruturada pode trazer ganhos expressivos para a implantação e integração de aplicações, além de permitir uma aderência cada vez maior aos requisitos de negócio.

A arquitetura SOA possui inúmeras vantagens, uma delas é a possibilidade de olhar as aplicações sob o enfoque de processos de negócio, adequando-as aos diversos contextos corporativos. Ou seja, passamos a entregar conteúdo de negócios de uma forma completamente diferente do paradigma tradicional. No modo antigo, era preciso entrar no sistema A e B para efetuar um determinado procedimento. Se o portal for aliado à tecnologia SOA, podemos efetuar todo o procedimento em uma mesma interface, sem se preocupar com o sistema que está sendo acessado.

Essa mudança de paradigma do antigo para o novo, vem sendo o maior desafio dos CIO´s, que têm a chance de mudar os rumos de como sua empresa opera utilizando-se de novos conceitos. Além dos usuários, as equipes de TI também se beneficiam com essa novidade, elas otimizam todo o processo de desenvolvimento de aplicações, a partir do momento em que podem contar com uma “biblioteca” de serviços já desenvolvidos e uma única interface gráfica. Desta forma, também é possível observar um evidente ganho de produtividade e redução de custos.

Já é possível encontrar no mercado vários pacotes voltados para a integração de sistemas, funcionando com arquitetura orientada a serviços, porém, para implementar SOA com sucesso é fundamental que as organizações planejem esta estratégia de forma estruturada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários