O modelo de marketplace foi um dos principais responsáveis pelo crescimento do e-commerce brasileiro em 2016. O dado é do último relatório Webshoppers, realizado pela Ebit, e mostra que essas plataformas não podem ser ignoradas. Funcionando como shoppings online, elas representam uma seara de oportunidades para pequenos, médios e grandes negócios.

Visibilidade, acesso a novos consumidores, maior poder competitivo e otimização dos investimentos em marketing são apenas algumas das vantagens. A possibilidade de ampliar a relevância e a conversão, com custos menores em relação ao varejo físico, também é sedutora.

O contraponto é que fazer parte desse forte canal de vendas implica ainda em assumir responsabilidades. Ter controle sobre a sua gestão pode definir o seu desempenho dentro da plataforma. Para ajudá-lo, preparamos algumas dicas para que a sua loja se dê bem, investindo em um marketplace.

Marketplace Shopping online no computador

Como ter sucesso no marketplace

planilha 3D ecommerce

1 – Planejamento

O planejamento legal e financeiro é o primeiro requisito para ter sucesso nessas plataformas. A integração requer uma documentação mínima que precisa ser apresentada pela empresa. Isso varia de acordo com o marketplace escolhido. É importante ainda que o lojista conheça o modelo de negócio para planejar seus custos e lucros com o novo canal. A loja poderá escolher entre diferentes modalidades de plano. Ou seja, quanto mais investimento, mais ferramentas para turbinar sua presença e seus resultados na plataforma. Os pequenos e médios empreendedores que executam bem essa etapa se destacam diante dos competidores.

Imagem loja 3D

2 – Plataforma

Assim como começar a vender em um marketplace é uma decisão estratégica, a escolha da plataforma para expor a sua marca também deve ser. Afinal, este canal será um forte parceiro de negócios que ajudará a levar o seu produto ou serviço ao consumidor certo. Pesquise para definir a solução que reúne as melhores condições e vantagens para a sua loja.

imagem Caixa 3D ecommerce

3 – Integração

A boa gestão do seu estoque é outro ponto essencial. Tenha um sistema que funcione de forma integrada, sincronizando o marketplace com sua loja virtual. A Rakuten, por exemplo, possui o Rakuten Nexus, um middleware que conecta lojas online aos maiores marketplaces do país, como o Rakuten Shopping. Com este tipo de solução, o consumidor não corre o risco de comprar, no shopping online, um item já vendido em outro canal e que esteja indisponível.

Carrinho de compras ecommerce

4 – Estoque

Os marketplaces aumentam seu tráfego e, claro, geram mais movimentações e vendas. Prever e se preparar para essa mudança faz toda a diferença. Ter estoque capaz de atender o volume extra de pedidos é muito importante. Sua imagem e reputação também dependem disso.

ícone chat 3D

5 – Relacionamento e Comunicação

Não esqueça de dar mais atenção ao seu relacionamento com o cliente, levando em conta a entrada de novos compradores. Tenha uma boa régua de comunicação para cada etapa do seu funil de vendas. Alguns marketplaces permitem que o usuário faça perguntas ao vendedor; dedique uma parte da equipe para respondê-las rapidamente. Suas vendas estão em jogo e esse pequeno cuidado pode gerar mais conversão. Preocupe-se ainda em se posicionar dentro do setor, comunicando suas ações de forma clara e consistente. Uma dica para ampliar sua visibilidade é planejar ações promocionais em parceria com os marketplaces. Eles podem ajudar a alavancar a sua marca.

Ícone de prazo 3D

6 – Entrega

Além de prover o produto ou serviço, planeje sua operação para cumprir os prazos acordados com o comprador. Essa regra vale para o seu e-commerce, mas tem peso maior dentro do marketplace. As plataformas acompanham sua atuação e exigem transparência e responsabilidade com o consumidor.

Imagem Caminhão de Frete

7 – Preço

Monitore os preços da concorrência e trabalhe suas ofertas de forma competitiva. Como sua loja dividirá espaço com outros players dentro do marketplace, o preço pode ser fator determinante na decisão de compra. Procure oferecer as melhores condições de pagamento: opção de crédito, as principais bandeiras do mercado e parcelamento. Outra ação que torna uma marca mais atrativa é a oferta de frete grátis, seja em ações promocionais ou fixas.

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