Tempo de leitura: 5 minutos

Imagem1 O que é loja virtual?

O conceito loja virtual representa uma página na Internet com um software de gerenciamento de pedidos (carrinho de compras) na qual empresas oferecem e vendem seus produtos. Os clientes acessam o site de qualquer lugar, escolhem os produtos para aquisição e recebem estes produtos para onde forem designados.

Como montar uma loja virtual?

Existem empresas que são especializadas no desenvolvimento de sistemas de comércio eletrônico. Porém o começo do projeto de estar previsto várias situações de negócios específicas do seu mercado e da sua empresa. A utilização de recursos internos ou a contratação de empresas especialistas e um fator crítico do sucesso ou não de sua loja virtual.

Qual a infra-estrutura necessária para se ter uma loja virtual?

Primeiramente hosting de sua loja virtual deve ter alta disponibilidade e segurança, isso para que o sistema não caia, e o ataque ao seu portal seja ao máximo dificultado. Essa infra-estrutura de hosting pode estar locada em sua própria empresa, desde que você tenha link suficiente para atender à demanda de sua loja virtual, servidore que permitam a estabilidade do sistema e um projeto de redundância/back up para que as informações estejam sempre disponíveis e acima de tudo à salvo.

Porém o mais recomendado é terceirizar a infra-estrutura com empresas especializadas.

Em quanto tempo monto minha loja virtual?

O tempo de implantação de uma loja virtual depende de inúmeros fatores, o primeiro deles é o empenho e dedicação que sua equipe terá com projeto. O ideal é criar um grupo de trabalho com profissionais de perfis tanto técnico como de negócios.

O desenvolvimento e criação do sistema depende do modelo adotado: Desenvolvimento interno, contratação de empresa especializada em e-commerce, modelos de loja virtual padrão ou ainda contratação de uma agência web sem foco em lojas virtuais. Cada uma das alternativas tem um tempo e um custo diferenciado, que pode ser mensurado através de uma planilha de ROI.

Quem deve gerir a loja virtual de minha empresa?

O ideal para a gestão de uma loja virtual é a formação de um departamento ou grupo de trabalho (de acordo com o tamanho da sua empresa), onde serão definidas responsabilidades à profissionais com diferentes níveis de competência inerentes ao desenvolvimento de uma loja virtual.

Qual o investimento necessário para se ter uma boa loja virtual?

O investimento em sua loja virtual vai depender do número de recursos promocionais e de interação com os consumidores de seu site. Como descrito em tópicos anteriores, o planejamento do seu negócio seja ele multicanal ou “purê player” (termo para empresas cuja atuação é exclusiva no meio online) vai interferir diretamente no investimento em sua loja.

Com certeza a criação de uma loja virtual demanda menos investimento de uma loja física, e as opções de vendas que ela pode permitir são enormes, porém cabe a você decidir sobre sua presença na Internet: VOU SER GRANDE, ou vou ser mais uma loja.

Como funcionam os meios de pagamento de uma loja virtual?

Os meios de pagamentos de uma loja virtual são os mesmos disponíveis para as lojas físicas:

– Boleto Bancário: Integrado com seu banco permite o pagamento online e offline, e a liberação do pedido mediante a efetivação do pagamento.

– Transferência eletrônica: interação em ambiente seguro com bancos credenciados.

– Financiamento: A integração de condições de financiamento junto a financeiras, liberação online.

– Cartões de crédito: Hoje é a forma de pagamento mais comum, e cada vez mais segura, a integração deste sistema de pagamento é feita diretamente com a administradora para liberar a operação.

1. As condições de parcelamento valem de acordo com a negociação com cada operadora

2. Novas formas de pagamento estão sendo estudadas, lideradas pelas administradoras de cartão de crédito, alternativas como cartões pré-pagos devem estar disponíveis em breve.

Quais as ferramentas de marketing para ter sucesso em minha loja virtual?

Sua loja virtual é acima de tudo mais um ponto de vendas. A interação com o consumidor e as estratégias deste ponto de vendas vão variar de acordo com o tipo do seu produto, ou o tipo do seu negócio. Algumas das ferramentas mais comuns são os links patrocinados e e-mail marketing.

Além disso, você deve comunicar o endereço de sua loja virtual sempre que for possível, participe de fóruns, blogs e sites de referência para o seu negócio.

Como adequar sistemas de logística à minha loja virtual?

O seu sistema de e-Commerce deve integrar os diversos meios de entregas disponíveis.

Sedex e e-Sedex são os meios de transportes mais utilizados, porém cada vez empresas especializadas neste tipo de logística estão entrando no mercado. Novos players trazem competição de preço e tecnologia, rastrear a carga através da sua loja virtual é hoje padrão de mercado.

Como prover segurança à minha loja virtual?

Este é um ponto bastante crítico no desenvolvimento de minha loja virtual. O item segurança pode ser divido em dois itens:

1. Como tornar a transação: consumidor X loja virtual segura? O site deve ser desenvolvido com certificados SSL que garantam a segurança, ou seja todas as informações confidencias devem ser criptografadas, com o máximo de segurança, e todo o processo deve ser auditado por empresas certificadoras.

2. Como evitar fraudes: existem empresas especializadas em segurança e monitoramento de fraudes. Este serviço é fundamental para evitar prejuízos com fraudes eletrônicas.

Como adequar meu catálogo de produtos à minha loja virtual?

O sistema da loja virtual deve se adequar ao seu modelo de negócio, e não o contrário. Porém, questões como usabilidade e navegabilidade são fundamentais para o desempenho da sua loja virtual. Assim, cada passo na montagem da sua loja virtual deve ser estudado, e seu catálogo de produtos online deve ser interativo repleto de informações, e que estas sejam relevantes e estejam disponíveis ao consumidor

Quais as melhores ferramentas de atendimento para uma loja virtual?

O Atendimento de sua loja virtual deve ser rápido e eficiente. Os consumidores não perdoam omissão e demora, estes erros abalam a credibilidade, e afastam de vez os compradores de sua loja virtual. Deixe todos os canais aberto, e o mais importante atenda ao consumidor quando ele se comunicar. Utilize e-mail, fax, telefone, chat, SMS, formulários no site, enfim até telepatia se você já dispuser desta tecnologia.

Como conciliar minha loja física com minha loja virtual?

Esta é a grande dúvida em paira sobre os varejistas. “Será que minha loja virtual não irá “canibalizar” minha loja física?” A resposta é: NÃO! São dois meios complementares e a estratégia deve ser dimensionada de forma a integrar os dois canais, um estudo feito pela shop.org nos EUA diz que de 63% das empresas que investiram em estratégias multicanal tiveram incremento significativo de vendas. Alinhe as políticas, centralize os estoques e usufrua dos RESULTADOS.

Como integrar o sistema da minha empresa à loja virtual?

A integração de seus sistemas de gestão empresarial, com o sistema de sua loja virtual hoje é cada vez mais necessária. Cada sistema requer um tipo diferente de integração, seja por webservices seja por comunicação direta, assim este tipo de integração deve ser feita por uma equipe especializada, geralmente pelo seu fornecedor de e-Commerce.

Qual o público que compra na Internet?

Segundo a JupiterResearch até 2010 será difícil encontrar novos e-consumidores. O que significa que de hoje até 2010 este segmento está em ampla expansão, até atingir sua maturidade. O que significa que: Se já não tem este hábito, a curto prazo O SEU PÚBLICO COMPRARÁ PELA INTERNET.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários