Tempo de leitura: 5 minutos

Empreender no mundo online pode parecer fácil, mas requer muito estudo, habilidades técnicas, parceiros certos e uma boa dose de inspiração. Que tal mergulhar na leitura de algumas obras que podem agregar conhecimento à sua jornada, além de motivá-lo a seguir em frente? Preparamos uma lista de 6 livros que cumprem muito bem esse papel. Prepare-se para viajar nessas histórias inovadoras e permeadas de lições valiosas de empreendedorismo e gestão.

Leitor Digital Livros Empreendedorismo Online

1 – As Novas Regras do E-Commerce (Autor: Hiroshi Mikitani)

Nesse livro, o CEO da Rakuten e do Kobo traça um cenário da nova sociedade conectada onde o online e o físico se misturam. No paradigma atual, os recursos tecnológicos são intrínsecos às atividades cotidianas e implicam nas formas de consumo. Hiroshi Mikitani defende um modelo diferente de comércio eletrônico, que considera o valor de comerciantes, consumidores e seus grupos. Segundo ele, é preciso empoderar os envolvidos na cadeia de consumo e, assim, todas as partes saem ganhando. O conceito de “colaboração” é pungente na obra, sobrepondo a competição entre as companhias para otimizar as oportunidades afloradas com o acesso à internet.

Hiroshi Mikitani fundou a Rakuten, em 1997, e, hoje, o grupo opera em mais de 100 países com tecnologia e soluções de alta performance em Comércio Eletrônico, Inteligência Artificial, Fintechs, Marketing Digital e Economia Compartilhada. No Brasil, a Rakuten chegou em 2011 ao adquirir a Ikeda; a primeira empresa a fornecer lojas virtuais no país desde 1995. Além de plataformas para grandes marcas do comércio eletrônico, como Le Postiche, Panasonic e Hope, entre outras, a companhia empodera também o pequeno e médio lojista por meio do seu ecossistema global. As Novas Regras do E-Commerce é um livro de cabeceira para quem está começando no e-commerce ou mesmo se preparando para ampliar sua operação e conquistar mais clientes.

2 – A Startup Enxuta (Autor: Eric Ries)

Indicado em todos os círculos acadêmicos quando o assunto é empreendedorismo, A Startup Enxuta, de Eric Ries, é leitura indispensável se você quer tirar um projeto do papel. O autor criou um grande movimento que vem ajudando diferentes tipos de negócios tecnológicos a decolarem. Em pouco mais de 200 páginas, Ries descreve o passo a passo que defende como o mais eficaz para começar uma operação online. Apesar do foco em startups, você verá que as lições dessa obra são completamente aplicáveis para uma grande variedade de empresas, inclusive lojas virtuais.

De acordo com ele, o negócio precisa ser replicável e escalável. Em sua visão, o empreendedor não deve demorar-se no projeto inicial. O ideal é desenvolver um MVP (Minimum Viable Product, no português, Produto Mínimo Viável), que possa ser validado com o público o quanto antes. Em seguida, é preciso mensurar os resultados, aprender com eles e ajustar o produto. Esse ciclo se repetirá até que a empresa alcance o que Ries chama de Product Market Fit; quando a oferta atende completamente a necessidade do cliente. Não deixe de conferir as dicas de um dos gurus do Vale do Silício.

3 – Criatividade S/A (Autor: Edwin Catmull)

Se há um atributo que pode levar qualquer negócio ao sucesso, é a criatividade. Tire alguns minutos por dia para conhecer o exemplo de Edwin Catmull, presidente da Pixar e da Disney Animation Studios, autor de Criatividade S.A. O sonho de criança de dar vida ao primeiro filme animado por computação gráfica o levou a criar a divisão de computação da LucasFilm, estúdio famoso pela franquia Star Wars. O departamento, futuramente adquirido por Steve Jobs, deu origem à Pixar. Nesse livro, o leitor encontrará uma mistura da biografia de Catmull com uma seleção de lições para os empreendedores que buscam inspiração.

Catmull diz que, várias mentes pensando juntas, certamente chegarão às melhores soluções. Você já pensou nisso no dia a dia da sua loja virtual? O autor reforça o papel de cada membro para o resultado de um projeto; seja assistente ou gestor, todos têm a mesma responsabilidade por identificar qualquer falha e comunicá-la, mesmo que isso implique na operação final. É o que chama de “Comunicação sem Impedimentos”.

Para estimular a liberdade de expressão, Catmull cita o Banco de Cérebros da Pixar. Composto por profissionais que trabalham muito bem em equipe e com grande habilidade analítica, esse grupo critica e propõe soluções para problemas nos projetos. Já deu para perceber que o empreendedorismo não é um movimento isolado e depende de vários elementos, certo? Como você tem trabalhado a comunicação, o trabalho em equipe e os feedbacks na sua empresa?

4 – Supere o Não: Negociando com pessoas difíceis (Autor: William L. Ury)

Você conseguiria contabilizar quantos “não’s” já ouviu depois que decidiu empreender? Fique tranquilo, vamos ajudá-lo a mudar esse quadro. Um clássico no mundo das negociações, este livro de William L. Ury reúne técnicas práticas para que você consiga lidar com diferentes interlocutores, defendendo seus argumentos de forma organizada e aumentando suas chances de sucesso.

Este é um guia apurado de como reverter os “não’s” que todo empreendedor encontra em sua jornada para ingressar ou mesmo crescer em seu ramo de atuação. E, mesmo voltado para negociações de todos os tipos, pode ser muito útil àqueles que buscam prosperar no comércio eletrônico. William L. Ury é PHD em Antropologia Social e um dos maiores negociadores globais.

Ele atuou como consultor na Casa Branca, mediou conflitos no Oriente Médio, na antiga União Soviética e na Venezuela – entre outros países -, além de fundar o Programa de Negociação da Universidade de Harvard (EUA). Um dos conceitos levantados por Ury é o da “Negociação Baseada em Princípios”. Bastante estudada em Harvard, esta modalidade reforça o fator humano nos dois lados do debate. Todo negociador deve lembrar-se que identificar o conteúdo emocional envolvido na conversa é a chave para solucionar uma situação difícil.

5 – Elon Musk (Autor: Ashlee Vance)

O que podemos aprender com as experiências ousadas e inovadoras de Elon Musk? O jornalista Ashlee Vance, conhecido pelos seus textos sobre tecnologia no Vale do Silício para o The New York Times e a Bloomberg Businessweek, trabalhou por dois anos na biografia do empresário. O resultado: 400 páginas que contam como Musk investe em transformações nos mais diferentes setores da economia.

Hoje, ele é o principal acionista e CEO da SpaceX e da Tesla, além de detentor de parte das ações da empresa de energia fotovoltaica SolarCity. Elon Musk fala em se aposentar em Marte e já foi comparado com nomes como Bill Gates e Steve Jobs. Seus projetos futuristas já estão se concretizando e vão desde carros elétricos e autônomos até naves espaciais. Ou seja, é quase impossível falar em inovação e empreendedorismo e não citá-lo. Musk quer transformar as formas como nos locomovemos, nos comunicamos e utilizamos a tecnologia para tornar nosso dia a dia mais prático. Um banho de motivação para empreendedores que estão sempre dispostos a surpreender.

6 – A marca da vitória (Autor: Philip H. Knight)

Mais uma história visionária, a autobiografia de Philip H. Knight, fundador da marca de itens esportivos Nike, vai te prender nas páginas de A Marca da Vitória. Com bom humor e leveza, Philip conta como teve o gatilho inicial para o seu negócio. Daí, seguem os detalhes da aventura pelo mundo que o levou até o Japão a fim de trazer os primeiros tênis importados para os Estados Unidos.

Desde o início, o empresário se preocupou com a consistência da proposta de valor da empresa e construiu em torno da marca um a rede de profissionais apaixonados pelo esporte. Nessa obra, o leitor confirma que toda operação comercial tem seus altos e baixos. Além de concluir que a vitória é resultado de persistência e gestão de valores. O autor destaca os pilares do sucesso. Ter líderes fortes, investir em algo que se ama fazer, vislumbrar as oportunidades acima das perdas e não temer o erro são alguns deles. Comece a aprofundar seu conhecimento sobre empreendedorismo agora mesmo!

Gostou do post? Compartilhe em suas redes sociais!
Quer conhecer melhor as plataformas da Rakuten Digital Commerce?
Acesse o site
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários