Criar, lançar e gerir um negócio tecnológico é, sem dúvidas, um desafio. Se você já mergulhou de cabeça no mundo do e-commerce, por exemplo, sabe que essa seara próspera está em constante mutação – uma característica que exige habilidade em dobro de quem está na linha de frente para conduzir a empresa no rumo certo. Inevitavelmente, gerar lucro, ser sustentável e conquistar a relevância das grandes marcas do mercado são objetivos atrelados à boa gestão e liderança. Conheça, agora, 3 lições de executivos renomados que podem ajudá-lo a impulsionar o seu negócio online.

Gestão e Liderança

“O negócio dos negócios diz respeito às pessoas. Ontem, hoje e para sempre”, Herb Kelleher (Co-Fundador e Ex-CEO da Southwest Airlines)

Todo empreendedor já ouviu falar que o capital humano é o que move e desenvolve uma grande marca. No entanto, aplicar uma cultura corporativa com foco em pessoas é que se mostra como ponto crítico. Esse foi o gatilho de sucesso de uma das maiores companhias aéreas norte-americanas, a Southwest Airlines. Seu Co-Funcador e ex-CEO, Herb Kelleher, foi um dos gênios por trás da estratégia disruptiva da empresa. A Southwest Airlaines decidiu vender passagens aéreas de baixo custo na década de 1970, quando este tipo de operação parecia impossível.

Kelleher e seus parceiros de negócios enfrentaram os maiores players do mercado em incansáveis disputas judiciais para conseguirem, finalmente, decolar com suas aeronaves. O sucesso conferido desde então se sustenta em um atributo que a empresa não faz nenhuma questão de esconder: o foco nas pessoas. “Nós decidimos que nossos ‘clientes internos’, nossos colaboradores, vêm em primeiro lugar. A sinergia em nossa opinião é simples: honre, respeite, celebre, proteja e recompense seus funcionários, independentemente, do título ou cargo e, em troca, eles tratarão uns aos outros e aos clientes externos de forma calorosa, carinhosa e hospitaleira. Isso faz nossos clientes externos retornarem. Assim, nossos acionistas também ficam felizes”, disse Kelleher durante o fórum World of Business Ideas (WOBI).

“Não tenha medo de inovar”, Hiroshi Mikitani (CEO e Fundador da Rakuten)

O fundador e CEO global da Rakuten, Hiroshi Mikitani, lançou o marketplace Rakuten Ichiba, no Japão, em 1997. Hoje, o grupo está em 29 países e regiões do mundo com empresas de tecnologia focadas em diferentes ramos da economia, do comércio eletrônico à mobilidade urbana. Um dos segredos do sucesso, segundo o executivo, é não ter medo de inovar. Visionário, Mikitani defende iniciativa, persistência e melhoria contínua para alcançar metas.  No blog Rakuten Today, o empresário mostrou seu ponto de vista sobre gestão e liderança: “Para ser um inovador a nível global, você precisa estar disposto a correr riscos e assumir o trabalho que virá pela frente. Isso é o que me motiva a encorajar os times da minha companhia a buscarem pequenas melhorias persistentemente. Acredito que grandes coisas não são alcançadas em um único salto, mas, sim, de forma consistente, passo a passo – ou com 0.1% de melhoria contínua”.

Direto ao ponto, Mikitani explica que não é preciso sair para a rua com um modelo impecável. A busca por aprimorar o seu trabalho a cada dia é que leva à operação ideal. “Quando você percebe que nem sempre será o número 1 desde o início, mas que você ainda chegará nesse patamar, persistentemente, após aquele 0.1% de melhoria contínua, você dá real valor ao ato de ‘dar o primeiro passo’, seja num novo negócio, numa nova carreira ou num novo projeto. Se você fica apenas sentado nos bastidores, esperando pela oportunidade certa e se preparando para que tudo seja perfeito, outra pessoa vai sair na sua frente”.

“As pessoas não compram ‘o que’ você faz; elas compram o ‘porque’ você faz isso”, Simon Sinek (Escritor e Consultor)

Há quase uma década, Simon Sinek, escritor, consultor e Fundador do movimento Start with Why, inspira organizações, empreendedores e profissionais em todo o mundo. Apenas uma de suas palestras nas conferências TED conta com mais de 33 mil visualizações. Autor de três livros com foco em liderança, ele dissemina uma mensagem simples: são seus valores que fazem as pessoas procurarem seus produtos ou serviços. Diversas marcas podem vender roupas e fabricá-las com a mesma técnica. No entanto, é o propósito de cada uma que as diferencia. Comunicar bem o seu “porquê” lhe dará quilômetros de vantagem em relação aos seus concorrentes.

Já mencionamos sua teoria sobre o Golden Circle, ou Círculo de Ouro, no blog, quando discutimos a importância da proposta de valor para o e-commerce. E, aqui trazemos duas lições em uma. Identifique e fortaleça os valores da sua empresa. Ao fazer isso, você, como líder e o seu negócio em si ganharão em dobro. Em seus trabalhos, Sinek defende que a figura do líder de modo geral reflete no que a empresa se tornará. “Liderança é uma experiência humana. É como ser pai, como ensinamos alguém a cumprir essa missão? Gerenciar a vida e as necessidades dos filhos, assim como dos seus funcionários. Vale lembrar que isso é um trabalho de longo prazo, que envolve lealdade e engajamento. Quando as pessoas sentem que o seu líder se importa com a vida e com a carreira delas, elas retornam com lealdade e amor”, declarou em uma entrevista à emissora norte-americana NBC.

Utilize esses preceitos para aprimorar a gestão e liderança do seu negócio online!

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