No mundo online, o lojista tem uma infinidade de recursos e tecnologias para promover seu e-commerce e conquistar mais clientes. O hotsite e a landing page estão certamente entre as opções mais usadas. Adotados para gerar leads ou conversão, essas são ferramentas valiosas quando bem utilizadas. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, entenda agora o que cada uma delas pode fazer pela sua estratégia de marketing.

Landing Page e Hotsite Estratégia de Marketing E-Commerce

Afinal, o que é um hotsite?

O hotsite, geralmente, é um site com uma única página que utiliza um domínio extra ou subdomínio fora da loja virtual. Ele é desenvolvido para uma ação específica de marketing e pode ter um prazo curto de vida. Muitas marcas recorrem a esse tipo de solução para ações de Black Friday, por exemplo.

Quem não lembra das páginas criadas especificamente para esta data, lançadas dias antes do evento? Muitas incluem teasers, ou seja, pistas, das ofertas que virão e um relógio em contagem regressiva.  Com forte apelo de venda, o hotsite costuma ter informações objetivas e enxutas. Além, claro, de layout bastante atrativo para estimular a conversão.

E a landing page?

Do inglês, “página de destino”, a landing page também se utiliza de domínios adicionais ou subdomínios, mas, normalmente, tem vida útil mais longa. Na estratégia de marketing da loja virtual, além da conversão, também é bastante utilizada para captação de leads. Numa landing page não pode faltar o famoso call to action, o botão em que o usuário clica para comprar, receber ou enviar algo ao lojista.

Tanto essa opção, quanto o hotsite são muito utilizados como destino em campanhas de link patrocinado ou email marketing. No entanto, o lojista precisa e deve trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) ao criar essas páginas. Assim, ele garantirá bom posicionamento nas buscas do Google e, consequentemente, maior alcance orgânico.

Como colocar em prática

Há uma série de ferramentas online, gratuitas e pagas, para que os lojistas interessados em utilizar essas modalidades construam suas landing pages e hotsites. Para os que não possuem conhecimento de programação e que podem investir um pouco mais, é recomendado a contratação de um desenvolvedor ou agência especializada. Quanto mais profissional for a página, maior as chances de alcançar os objetivos de marketing da ação, seja tráfego, captura de lead ou vendas.

Vale lembrar que, para lançar mão dessa alternativa promissora, é importante:

– Passar uma mensagem direta e clara. Ou seja, não distraia o usuário do seu objetivo final;

– Oferecer um layout atrativo, com fortes elementos visuais e um bom call to action;

– Testar a usabilidade da página;

– Utilizar as mídias certas para divulgar de acordo com a sua estratégia;

– Mensurar os resultados para melhorar futuras ações.

Conheça a Vitrine Livre e o Freedom Layout Builder

Na Rakuten Digital Commerce, os lojistas que utilizam a plataforma Genesis podem criar uma landing page ou hotsite para promoções específicas e vincular ao seu domínio principal ou, melhor ainda, utilizar a própria loja para criar páginas 100% customizáveis.  Isso é possível por meio do módulo Freedom Layout Builder, que dá à loja virtual autonomia para editar o código das suas páginas e ampliar suas oportunidades de conversão.

Assim, a marca cria o conteúdo que quiser usando o recurso de Vitrine Livre, sejam páginas especiais para campanhas promocionais, lançamentos de coleções, ações integradas com sua rede no mundo físico e muito mais! O ponto forte é que, com esta opção, gera-se mais relevância para a loja virtual já que a página está dentro do mesmo domínio.

Assim, o lojista pode também criar múltiplos canais de venda e, inclusive, canais exclusivos para seus parceiros de negócios. É possível isolar por URL e criar uma extensão do seu e-commerce para ações promocionais com todos os produtos da loja ou com itens selecionados que não aparecem para o público em geral. Esse recurso permite que a marca faça uma pré-venda exclusiva de determinada coleção, ofereça benefícios VIP para quem comprar com uma bandeira específica de cartão, entre várias outras alternativas.

O usuário é impactado e enviado diretamente a partir de campanhas de email marketing. Ele pode ainda ter login e senha de acesso, no caso de uma ação com funcionários de uma empresa parceira, por exemplo.

Marcas como World Toys, Khelf e Panasonic utilizam algumas dessas possibilidades para ampliar suas oportunidades de conversão em vendas.

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