Se você ainda não possui os KPIs de marketing digital do seu e-commerce, tome muito cuidado, pois o seu negócio está correndo um grande risco. Com a chegada de novas tecnologias e maneiras de aplicar as estratégias de uma empresa, a velha maneira de fazer “marketing” ou o famoso “marketing por felling” morreu, por isso é muito importante que tantos os profissionais quanto os empreendedores fiquem muito atento aos indicadores chave de performance, que possibilitam a tomada de decisão de maneira assertiva.

“Não é a toa que 63% dos marqueteiros relataram que seus gastos com marketing e publicidade baseada em dados cresceram no último ano”. Se você quer resolver esse problema para conseguir tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva, neste artigo te ajudaremos a monitorar os KPIs do seu e-commerce.

 KPIs de Marketing Digital mão computador

Metas e objetivo do seu e-commerce

Algumas informações estratégicas são muito importantes antes da definição dos KPIs de marketing digital. Por isso, o primeiro passo que deve ser estruturado e documentado para que fique claro tanto para você quanto aos demais envolvidos é o estabelecimento das metas e do objetivo.

Para definir essas informações, você pode responder pontos simples, como:

  • Qual resultado seu e-commerce deve atingir nos próximos 12 meses?
  • Quais são as metas mensais que você deve atingir para alcançar esse objetivo?

Parâmetros de performance

Logo após a definição das metas e do objetivo, existem outros dados importantes que são os parâmetros de performance. Eles servem como indicadores para saber se as suas estratégias estão sendo eficientes o suficiente para atingir os resultados desejados.

Esses parâmetros podem ser aplicados para qualquer KPI que esteja documentado em seu plano de mensuração que abordaremos no próximo tópico. Mas, voltando para os parâmetros, você poderá estruturar da seguinte maneira:

  • Meta do período: o valor que deve ser atingido no período.
  • Mínimo atingível: o valor que pode ser atingido, caso o resultado seja menor. Com esse parâmetro você tomará decisões mais ágeis para modificar as suas ações.
  • Comparativo do período anterior: sempre compare o resultado do período atual com o anterior para saber se houve alguma mudança nos resultados.

Bom, para facilitar esse processo, elaboramos um exemplo aqui:

  • Para atingir o objetivo do seu negócio, você tem uma meta de atingir 800 transações mensais em sua loja.
  • Sendo assim, você consultou o seu departamento financeiro e foi diagnosticado que 400 transações mensais podem afetar a saúde da empresa.
  • No mesmo período do mês anterior, foram atingidas 500 transações e agora você possui 450. Então, é a hora de reavaliar e elaborar um plano de ação.

Plano de mensuração

Com todas as informações anteriores estruturadas e documentadas é o momento de elaborar um plano de mensuração para o seu e-commerce. Nele serão inseridos todos os KPIs de marketing digital que você e sua equipe acompanharão ao longo do projeto.

Considerando nossa experiência com o varejo digital, consideramos que os seguintes indicadores poderão ajudar você a tomar as melhores decisões:

CAC (Custo de Aquisição de clientes)

Quanto você está pagando para adquirir um novo cliente para o seu negócio? Essa métrica é muito importante. Isso porque traz insights sobre quais canais temos custo maior ou menor na aquisição de novos clientes.

Taxa de Conversão

Para medir a eficiência de um canal, a melhor maneira é o acompanhamento da taxa de conversão.

Ticket Médio

Saber o quanto em média os seus clientes estão gastando em sua loja é um dado muito importante para analisar se as suas ofertas de up-selling e cross selling estão sendo feitas corretamente.

Quantidade média de produto

Mensurar a quantidade média de produtos que estão sendo vendidos é importante para desenvolver estratégias mais eficientes na hora de entregar o mix de produto para o seu cliente e fazer com que ele aumente o ticket médio nas compras.

ROI (Return on investiment)

Você sabe o quanto cada estratégia ou canal está trazendo de retorno para o seu negócio? Não? Então comece a mensurar o ROI das suas campanhas.

Confira mais informações nesse infográfico de métricas para e-commerce.

Acompanhando os resultados do seu e-commerce

Hoje, medir e acompanhar os resultados não pode ser sinônimo de preguiça, pois existem diversas maneiras, seja por uma simples planilha, uma ferramenta de B.I ou até mesmo a utilização de soluções como o Google Analytics.

Caso você possua dificuldades não se esqueça de pedir ajuda de especialistas, seja uma agência de marketing digital, consultores e demais profissionais que possuam conhecimento no assunto. Só não deixe de ser uma empresa data-driven!

*Esse conteúdo foi produzido em parceria com a Ciclo Agência Digital – especialista em marketing digital e agência certificada pelo Rakuten Reseller Program.

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