Na prática, um gateway logístico é uma solução que facilita toda a cadeia logística de uma loja virtual. Este sistema funciona como uma ponte entre consumidor, loja virtual, Correios e transportadoras. Mais que simplificar a jornada desde o fechamento do pedido até a chegada do produto na casa do comprador, essa tecnologia garante o fluxo seguro de informações e a otimização dos processos e do investimento envolvidos na operação. Ou seja, reflete diretamente na experiência do cliente e, claro, no diferencial competitivo do e-commerce em relação aos seus concorrentes.

Gateway Logístico Rakuten Loja Virtual

As lojas virtuais que operam com as plataformas Rakuten One e Rakuten Genesis, por exemplo, se beneficiam do Rakuten Logistics Gateway. Nosso gateway logístico, integrado ao sistema dos Correios, permite que os lojistas tenham uma economia de até 37% nos custos de envio dos pedidos. Isso porque, ao utilizarem o nosso contrato, as empresas têm acesso a uma tabela de preços diferenciada e com custos menores em função do nosso ganho de escala.

Por meio dessa solução é possível também se integrar a grandes transportadoras nacionais, como Intelipost e Total Express, de acordo com o tipo de plataforma contratada. Ainda estão incluídos serviços essenciais e que facilitam a rotina da loja virtual, como:

  • Cálculo e validação de peso, dimensões e volume;
  • Rastreamento dos envios;
  • Conciliação financeira dos fretes;
  • Impressão de etiquetas diretamente do ambiente administrativo da loja online;
  • E muito mais!

Tranquilidade para lojistas e consumidores

O Rakuten Logistics Gateway tem um modelo flexível para atender diferentes segmentos de mercado. A parametrização é muito rápida e oferece diversas opções: gestão de frete por peso, frete cubado, lado maior e todos juntos, por exemplo. Automaticamente, a plataforma compõe a melhor condição de frete por operador logístico e exibe o resultado ideal para o consumidor da loja virtual.

Com o gateway logístico da Rakuten Digital Commerce, o tracking da mercadoria também fica muito mais fácil. Em cada operação, armazenamos os dados do objeto da transportadora ou dos Correios associados à venda realizada. Assim, não só o lojista tem o controle, como o seu consumidor também. Ele pode visualizar a linha do tempo do fechamento do pedido até o recebimento. Para isso, basta que acesse a loja virtual e faça o login na área “Minha Conta”. Dessa forma, não precisará acessar o site dos Correios ou de cada transportadora. Toda a informação está disponível em um só lugar.

Conveniência agregando valor à marca

O lojista que está no ecossistema da Rakuten Digital Commerce, mas também atua no mundo físico, pode oferecer aos seus consumidores a opção “Retira na Loja”. Ou seja, o cliente compra no e-commerce, mas pode receber o produto em um ponto de venda físico da rede. Cada loja pode ter uma data de entrega diferenciada e a informação é disponibilizada na página de detalhe do produto e no checkout. A marca Luiza Barcelos é uma das que já utiliza esse recurso.

Para entregar ainda mais conveniência e flexibilidade ao público-alvo da loja, a cada novo pedido, o comprador pode cadastrar um novo endereço de entrega. Todos os endereços ficam armazenados em segurança e podem ser reutilizados sempre que o cliente desejar. Assim, agregamos valor à marca, tornando o ato de comprar cada vez mais prático e rápido.

Luiza Barcelos Gateway Logístico

Atualizações e customização na medida certa

Assim como todo o nosso portfólio de produtos e serviços, o gateway logístico também recebe constantes atualizações e novas funcionalidades. De acordo com a plataforma em que a loja virtual opera, é possível desenvolver diferentes níveis de customização. Ou seja, melhorar ainda mais a rotina do lojista e o valor agregado para o consumidor.

As soluções buscam facilitar os processos, reduzindo os gastos desnecessários com a operação. No caso da loja online Hope, por exemplo, a Rakuten Digital Commerce criou e implantou o Módulo de Troca integrado com Logística Reversa, que diminuiu em quase 80% o volume de atendimentos relacionados à troca no SAC do e-commerce. Com esse recurso, o cliente final pode escolher a opção de troca, se desejar outro tamanho ou cor, ou mesmo reembolso.

Faça parte do ecossistema da Rakuten Digital Commerce e tenha acesso a todos os benefícios do Rakuten Logistics Gateway para sua marca e seu público-alvo!

Gostou da matéria? Continue acompanhando as novidades da Rakuten Digital Commerce no Blog e nas redes sociais.
Conheça mais sobre nossas plataformas e soluções para e-commerce:
Quero conferir agora!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários