Para celebrar o aniversário de s 20 anos de fundação da Rakuten, criamos uma série de posts especiais. No primeiro artigo, falamos sobre a nossa cultura corporativa única e, agora, vamos contar como nasceu a companhia, que hoje está presente em 29 países e regiões do planeta. Confira!

Dos seis aos 14 mil

A MDM, Inc., antecessora da Rakuten, Inc., foi fundada duas décadas atrás, em 7 de fevereiro de 1997. Apenas quatro meses depois, quando foi lançado o seu primeiro marketplace, Rakuten Ichiba, a companhia era uma pequena start-up com seis funcionários. Mas eles eram jovens, entusiasmados e comprometidos em perseguir um sonho – mesmo que isso envolvesse esforço e trabalho pesado ao longo do caminho, sempre houve muitas risadas também. A seguir, mostramos alguns episódios desse período que guiou a essência da cultura corporativa da Rakuten, que hoje já possui 14 mil colaboradores a nível global.

A Rakuten pode não ser uma empresa de internet?

Hoje, a Rakuten é conhecida por ser líder de mercado de marketplace no Japão, com o Rakuten Ichiba. Assim como, no Brasil, oferecemos as melhores plataformas e um ecossistema completo para operações de comércio eletrônico. No entanto, a companhia poderia ter tomado um rumo bem diferente. Originalmente, mais de 100 ideias de negócios foram consideradas. Entre elas, a criação de uma cadeia nacional de fabricação de cervejas artesanais, a abertura franquias de uma padaria norte-americana no Japão e a importação de lentes de contato. Mas, no final, foi um shopping online o escolhido. O projeto não requeria muito capital, tinha potencial de futuro e poderia criar um novo valor social.

Crença no potencial da internet

Ao lançar Rakuten Ichiba, Hiroshi Mikitani pressupôs quatro pontos:

1 – A internet se tornaria mais simples e conveniente de usar;

2 – A internet sofreria um crescimento explosivo;

3 – Consumidores japoneses fariam suas compras pela internet;

4 – A internet transformaria o varejo e a distribuição de bens de consumo.

Naquela época, no Japão, 94% dos acessos à internet eram feitos por meio de conexões lentas e dial-up. Então, enquanto esses pressupostos podem parecer óbvios hoje, no período, pareciam tão improváveis que muitas pessoas não o levavam a sério.

Mikitani e seus colegas, no entanto, nunca vacilaram. Eles eram impulsionados a agir pela paixão de realizar o que eles vislumbravam como o potencial da internet – para capacitar lojas pequenas e regionais a competirem no mesmo patamar das grandes companhias com operações nacionais.

Fundação da Rakuten Hiroshi Mikitani

Hiroshi Mikitani comemora o marco inicial da Rakuten com seus co-fundadores

Uma forma fácil para varejistas venderem online

A concepção de negócio da Rakuten Ichiba foi estabelecida em um plano de negócios finalizado em 24 de outubro de 1996, cerca de seis meses antes do lançamento. A ideia era oferecer uma plataforma em que pessoas que eram boas vendedoras, mas ainda inexperientes na internet, pudessem facilmente criar e alterar suas páginas de produto online.

A maioria dos shoppings online da época terceirizavam a criação das páginas a profissionais. Uma vez que as páginas eram criadas, era extremamente difícil para os vendedores revisá-las sozinhos, já que eles não tinham as habilidades necessárias. Os preços para fazer essas revisões também eram altos. Assim, as páginas de produtos seriam negligenciadas e rapidamente se tornariam desatualizadas, com listas de produtos fora de temporada e informações ultrapassadas. Resultado: os usuários tinham uma experiência negativa e não retornavam.

Analisando os fatores causadores dessas dificuldades, a Rakuten desenvolveu o conceito do “círculo de sucesso”, que se transformou na base para o Rakuten Merchant Server (RMS), o sistema de gestão da loja para vendedores participantes. A taxa do RMS era fixada em 50,000 ienes por mês, um valor muito baixo naquele tempo.

Mirando um mercado aberto e ativo

O nome do serviço, Rakuten Ichiba, foi escolhido por estar alinhado com o conceito do negócio. Combina Rakuten, que significa “alegre” e “otimista”, com Ichiba, marketplace. Em 20 anos, o mundo mudou. Mesmo assim os elementos que fazem da Rakuten uma companhia única e bem-sucedida continuam a guiar nosso trabalho. Seja por meio da nossa crença no poder da internet, das nossas soluções tecnológicas para criação de lojas virtuais, como na Rakuten Digital Commerce, no Brasil, ou mesmo da nossa incansável paixão por fazer nossos lojistas entregarem sempre os melhores produtos.

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