Toda loja, seja no mundo físico ou no ambiente online, precisa primeiramente vender bem para ser um negócio economicamente sustentável. O que parece ser a atividade-mãe pode ser um grande desafio para muitas empresas. Especialmente, em determinadas épocas do ano, que não se conectam com a marca ou o produto/serviço oferecido. É aí que deve entrar a plataforma de e-commerce. O fornecedor da tecnologia precisa prover recursos que ajudem o lojista a aumentar sua conversão em vendas, gerando mais lucratividade.

Pensando nisso, selecionamos algumas das funcionalidades das plataformas da Rakuten Digital Commerce que cumprem esse papel, além de melhorarem a experiência de compra do usuário. Os recursos podem ser oferecidos gratuitamente ou contratados à parte, de acordo com a solução já utilizada pela loja virtual.

Funcionalidades Conversão em Vendas Consumidoras Compra Online

 

1 – Refazer Pedido

A rapidez e a conveniência são fortes atributos da compra pela internet. E que tal potencializar ainda mais esses benefícios? É o que faz essa opção ao ser implantada. O consumidor que já comprou na loja virtual, ao retornar, pode refazer uma das compras anteriores. Basta realizar o login, escolher entre os carrinhos de compra passados e clicar em “Refazer Pedido”. Uma praticidade que aumenta as chances de conversão da loja virtual.

2 – Quick View

Outro ponto importante do consumo online diz respeito a “encurtar caminhos”. Quanto mais longa for a jornada do cliente, maiores são as chances de ele desistir da compra. Com essa funcionalidade, esse risco diminui. As ofertas que aparecem na home page ou nas vitrines da loja virtual ganham uma sinalização especial, quando o usuário passa o mouse.  Na loja Bad Cat, por exemplo, é a palavra “Espiar”. Ao clicar, um box é projetado na tela e o consumidor já pode escolher tamanho e cor da peça, além, claro, de incluí-la no carrinho. Ou seja, não é necessário abrir a página de detalhe de produto, com todas as suas informações, para comprar. O consumidor vai direto para o checkout. Passos curtos, mais vendas.

Bad Cat Funcionalidades Conversão em Vendas Quick View

3 – Selos

Os selos são elementos que agregam valor à oferta e atraem o olhar do comprador, aumentando suas chances de conversão em vendas. Nas plataformas da Rakuten Digital Commerce, o lojista pode escolher entre diversas opções customizáveis. Assim, é possível incluir selos em ações de frete grátis, descontos especiais, liquidação, datas comemorativas, lançamentos e muito mais. A loja Baú da Lulu aproveitou o recurso para dar destaque às novidades do portfólio.

Baú da Lulu Funcionalidades Conversão em Vendas Selos

4 – Calculadoras 

Os e-commerces que trabalham com produtos por metro ou área, como pisos, papel de parede e lonas, por exemplo, se beneficiam dessa funcionalidade. As calculadoras da Rakuten Digital Commerce podem calcular preço e frete da mercadoria, tanto de acordo com a largura e o comprimento quanto em relação à área desejada pelo consumidor. Os dados são integrados ao ERP do lojista, o que facilita a operação. Melhorando a experiência do consumidor, estimula-se também a conversão em vendas. A marca Sansuy é uma das que utiliza a tecnologia.

Sansuy Funcionalidades Conversão em Vendas Home

5 – One Page Checkout

Já imaginou quantos clientes um e-commerce perde por dia por oferecer um processo de finalização de compra extenso, confuso e cansativo? O One Page Checkout foi criado para acabar com esse problema. O consumidor preenche todas as informações necessárias para a transação e entrega do pedido em uma única página. Ou seja, desde o começo, o usuário já sabe quais etapas existem até o final da compra. No smartphone ou tablet, a visualização também é otimizada. O recurso gerou aumento da conversão em vendas em até 30% para as lojas virtuais que o utilizam.

One Page Checkout da Rakuten Digital Commerce

6 – Pagamento com 2 cartões

Esta funcionalidade tem ajudado bastante as lojas que possuem ticket médio alto, na sua conversão em vendas. Dois exemplos são e-commerces de casa e decoração ou eletroeletrônicos. Muitas vezes, o comprador encontra o produto desejado e está decidido, mas não possui limite em um único cartão para concluir a compra naquele momento. Disponibilizamos ao lojista que opera com as plataformas da Rakuten Digital Commerce o “Pagamento com 2 cartões”. Dessa forma, o comprador pode dividir o valor e concluir o pedido, reduzindo as chances de abandono de carrinho.

7 – Painel Analítico de Detecção de Anomalias

Para vender, é preciso estar com sua operação em dias. O que queremos dizer com isso é que resolver incorreções com rapidez faz toda a diferença. Nossos lojistas, por exemplo, têm acesso ao Painel Analítico de Detecção de Anomalias. Esse recurso presente no ambiente administrativo do lojista exibe uma lista de alertas importantes. Os pontos indicam, por exemplo, quantas páginas de produtos estão sem especificação de categoria, dados de fabricante/marca ou foto. Além de outros elementos que dependem da gestão da loja e podem impactar o consumidor. Ajudamos o lojista a agir rapidamente para não perder vendas.

8 – Carrinho Abandonado

O abandono de carrinho é um ponto que preocupa a maioria dos varejistas online. Na Rakuten Digital Commerce buscamos reduzir o problema ao máximo, garantindo estabilidade, boa usabilidade e navegabilidade aos e-commerces. Quando nossos lojistas se depararam com esta situação, oferecemos funcionalidades para revertê-la. Com o recurso “Carrinho Abandonado”, por exemplo, a loja pode ter três e-mails diferentes configurados e customizados para envio em intervalos definidos. Se o consumidor abandonar um carrinho, começará a receber essa comunicação, o estimulando concluir sua compra.

O lojista tem acesso, ainda, a um relatório de Carrinho Abandonado. É uma lista consolidada de consumidores que abandonaram carrinhos em determinado período. Dessa forma, é possível desenvolver ações de marketing ou promocionais específicas para este público.

9 – Recuperação de Carrinho

Para assegurar ainda mais o fechamento da compra, as plataformas contam com o recurso de “Recuperação de Carrinho”. Se o pagamento do consumidor não for aprovado por algum motivo, o comprador recebe um email comunicando o ocorrido. Nesse email, há o link direto para retornar ao carrinho e inserir uma nova forma de pagamento. A transparência e a facilidade embutidas no serviço facilitam a rotina do comprador e, mais uma vez, refletem na conversão em vendas.

Continue acompanhando nossas novidades aqui no Blog e nas redes sociais!
Para conhecer melhor as plataformas da Rakuten Digital Commerce:
Clique aqui!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários