*Por Hiroshi “Mickey” Mikitani, Chairman and CEO, Rakuten, Inc. 

Estávamos na metade da escalada do Monte Tanigawa (ou, como chamam os nativos, a Montanha da Morte) nos Alpes Japoneses, quando um dos membros do nosso grupo hesitou. O terreno era íngreme e rochoso. O tempo estava frio e chuvoso. Nós paramos ali, como um time, para esperar, enquanto ele descansava e se recuperava. Outros grupos da nossa turma nos ultrapassaram e continuaram rumo ao topo, mas nós esperamos até que todos pudessem seguir juntos.

Escalada Monte Tanigawa Mikitani Rakuten Líderes

Por que escalar uma montanha perigosa no frio e na chuva?

Todo ano, durante o Rakuten’s Annual Executive Summit, concluímos os dois dias de discussão e planejamento com uma escalada ao Monte Tanigawa. É sempre um desafio. Nós somos executivos de negócios, não montanhistas profissionais. Além disso, o Monte Tanigawa já representa uma escalada difícil mesmo sob as melhores condições.

Neste ano, as condições eram particularmente ruins. Ainda assim, essa deve ter sido uma das edições mais significativas. Nessa subida, experimentamos a verdadeira natureza do trabalho em equipe. Éramos mais de 100 pessoas reunidas na base da montanha ao nascer do sol. Nos dividimos em grupos de 6 ou 7 integrantes para começar a escalada.

Quando um dos nossos membros precisou descansar, todos nós esperamos. Nós não fomos os primeiros a chegar ao cume da montanha, mas qual o problema nisso?

Escalada Monte Tanigawa Mikitani Rakuten Líderes Cume

Não era uma corrida; era uma jornada

Foi um teste para mim, como CEO e líder dos times presentes. Eu havia dito ao sairmos que cada time deveria subir e descer junto. A ordem foi minha, mas o meu próprio grupo é que foi severamente testado. Enquanto paramos, outros grupos nos alcançaram e eu senti o peso da minha própria direção. Acenei para os que passaram e, então, pudemos recuperar o fôlego e nos preparar para os últimos estágios da escalada.

Acima de tudo, esse também foi um teste à minha própria força física. Rompi o tendão de Aquiles em 2017. Subir uma montanha em condições desfavoráveis não seria um desafio pequeno para quem está recém-recuperado de um problema como este. Mas eu encarei os desafios como parte de um time forte. No topo, eu permaneci quieto e deixei minha equipe expressar como se sentia naquele momento de conquista.

Eles ganharam esse momento ao se levantarem juntos diante de um grande obstáculo real. Quando as fotos foram tiradas para comemorar nosso sucesso, nós naturalmente nos agrupamos para capturar aquele sentimento coletivo de realização. Mais tarde, de volta à base da montanha sãos e salvos, havia uma série de piadas e muito bom humor sobre as condições que suportamos.

Eu estava contente pela tempestade e pelo desafio que ela nos deu. Nós todos somos líderes melhores por conta disso. Nosso lema para o Summit era “faça acontecer”. Ao escalarmos a montanha na chuva, nós fizemos acontecer, mesmo com o tempo ruim, com a ajuda dos nossos colegas de equipe. Se nós pudemos escalar uma montanha como um time, o que não conseguiríamos realizar no nosso dia a dia de trabalho?

Curioso sobre como a Rakuten Digital Commerce pode ajudar a sua loja virtual?

CONHEÇA JÁ!
Fonte: Rakuten.Today

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários