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Na era da informática as possibilidades de fazer negócio acontecem de diferentes formas. É possível negociar diretamente com o consumidor final e com outras empresas. Para os dois modelos de negócios, a estratégia utilizada irá depender do público-alvo, da persona, dos objetivos da empresa e de outras variáveis que ocorrem naturalmente ao decorrer do processo.

É por isso que quando falamos de B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer), devemos nos atentar a diferença entre as estratégias, os objetivos e os resultados para cada um dos dois modelos. Veja mais sobre B2B e B2C neste post.

O que é B2B e B2C?

Business to business (“negócio para negócio”) é um termo utilizado para apontar o modelo de transação que ocorre entre duas empresas. É mais comum que a designação deste termo seja expressada resumidamente como B2B. Isso também acontece quando nos referimos ao business to consumer (“empresa para cliente”), mais comum em sua forma resumida B2C.

Características de B2B

Indústria vendendo produtos para outras indústrias que necessitam de matéria prima;

Indústria vendendo para o importador, que por sua vez irá vender para o distribuidor, para a revenda ou para a logística;

Distribuidor vendendo diretamente para o atacadista, que por sua vez negocia com revenda e logística (material de limpeza, material de escritório, suprimentos médicos, alimentos, dentre outros);

Empresas focadas em vender produtos de consumo diretamente para outras empresas (material de limpeza, material de escritório, suprimentos médicos, alimentos, dentre outros);

Empresas focadas em vender bens para outras empresas (smartphone, carros, TVs, estofado, móveis, dentre outros produtos);

Empresas focadas na venda de serviços para outras empresas, também conhecido como MRO (Manutenção, Reparo e Operação).

Características de B2C

Lojas focadas na venda de produtos para a pessoa física no varejo (TVs, smartphones, livros, roupas, suprimentos, dentre uma infinidade de produtos);

Empresas vendendo serviços diretamente para pessoa física (ingresso, limpeza, instalação, dentre outros serviços);

Indústria, distribuidora e atacado vendendo diretamente para o Profissional Liberal;

Distribuidora e atacado vendendo diretamente para a pessoa física;

Indústria vendendo diretamente para a pessoa física.

Os dois modelos de negócios são caracterizados de forma singular, pois fazer negócio com outra empresa difere bastante de fazer negócio com o shopper e consumidor final. As vendas de produtos e serviços disponibilizadas para as empresas seguem uma estratégia de marketing, de logística e de mão de obra, diferente das estratégias utilizadas na venda de produtos ou serviços diretamente para a pessoa física.

Diferença entre B2B e B2C

Apesar da diferença entre os dois modelos de negócio ser bastante perceptível, é muito comum as pessoas ficarem com dúvidas quanto a diferença entre um e outro. Neste caso, podemos resumir e deixar a explicação ainda mais clara ao falarmos do público-alvo em cada um dos dois modelos de negócio.

O modelo B2B, tem o foco em fazer negócio com outras empresas, com clientes que irão usufruir dos produtos ou serviços adquiridos para fazer negócio com seus clientes. Quando há a relação direta em uma transação entre empresas, ela é caracterizada como B2B, independentemente de ser uma transação informatizada (e-commerce) ou não.

Da mesma forma, ao verificarmos que o público-alvo de uma empresa é a pessoa física, logo concluímos que se trata de um modelo de negócio B2C. O consumidor final é o alvo deste modelo de negócio e por consequência, o marketing utilizado, a infraestrutura, a forma de abordagem, muda bastante entre os dois modelos de negócio.

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