O Annual Summit 2011 está bombando em Boston. Hoje e amanhã mais de 3 mil profissionais ligados ao universo do comércio eletrônico estão reunidos na cidade de Harvard para discutir o presente e o futuro do e-commerce. 

A Ikeda-Rakuten levou um grupo de profissionais de ecommerce para o evento para acompanhar de perto tudo que acontece por lá. 

Agora há pouco rolou a palestra "E-Mail Marketing Optimization for Retailers" onde Stefan Tornist, VP de Pesquisa da Econsultancy falou sobre a importância do e-mail marketing para o comércio eletrôncio. 

Confira alguns highlights da sua palestra (do estudo da eMarketer 2010):

– 95% dos usuários de internet recebem algum tipo de e-mail marketing que eles escolheram receber. 

– 85% dos usuários de internet preferem email ao invés de mídia offline para obter informações sobre produtos ou interesses específicos para eles. 

– 90% dos consumidores web acreditam que email é a melhor maneira que existe para os fornecedores se comunicarem com eles. 

1. E-Mail ainda é uma ferramenta muito importante. Mas infelizmente a grande maioria das lojas virtuais não faz qualquer trabalho de e-mail marketing com seus consumidores. 

2. A automatização do e-mail marketing é a ferramenta mais poderosa que poderia existir para quem faz e-mail marketing. 

3. Tornquist incentivou a platéia presente na palestra a desenvolver um programa que permita casar o conteúdo dos e-mails com as preferências do público-alvo. A maioria dos provedores de sistemas de e-mail marketing fornecem esse tipo de funcionalidade. 

4. Tornquist também disse que programas de boas vindas não precisam ser chatos, mas sim customizados para cada cliente. Tipicamente, o email de boas vindas tem uma taxa de abertura de 60-70%, o que o transforma em uma fantástica oportunidade de vender e entregar valor.

5. E não se esqueça dos seus clientes fiéis. Ele perguntou, "Quais ferramentas vocês estão dando aos clientes para eles te ajudarem a customizar o conteúdo que você deve enviar a eles?" Solução: Oferecer uma Central de Preferências de E-Mail. 

6. Surpresa! As pessoas não leêm emails. É verdade, as pessoas escaneam emails. Tornquist recomenda um design fácil, títulos estratégicos, imagens, calls to action, e links contextuais. Dica: Antes de disparar uma mensagem, visualize o preview no Outlook. 

7. Defina a sua desculpa para contatar o cliente. Ofertas de Frete grátis e descontos não deveriam ser as únicas razões para contatar os clientes. A sua comunidade de assinantes são geralmente afficionados pelo produto que você está vendendo. Dê a eles a possibilidade de conhecer os novos produtos que vem ai, ou envie emails educativos com algum discurso de vendas no meio” Tornquist recomenda.

A palestra foi excelente. Confira agora os slides que o Tornquist usou durante a sua apresentação. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários