Nesta semana, um pedido de frango frito cruzou o céu de Fukushima, no norte do Japão. A Rakuten começou seu serviço de delivery de produtos pelas lojas da rede de conveniência Lawson. Esqueça as entregas de comidas por terra, agora elas vêm pelo ar. O novo serviço gratuito da Rakuten Drone está focando em entregar itens para consumidores que têm dificuldades de percorrer longas distâncias para comprar.Drone 1

O serviço foi lançado no último dia 31, na cidade de Minamisoma, província de Fukushima. A área foi devastada, em março de 2011, pelo terremoto e a tsunami que atingiram o leste do Japão e contribuíram para o desastre na Central Nuclear de Fukushima (The Fukushima Daiichi Nuclear Power Plant).

Desde 2013, a empresa Lawson opera pontos de venda móveis com caminhões que fazem visitas em endereços próximos às suas lojas, facilitando a compra pelos clientes. Os caminhões são abastecidos com cerca de 300 tipos de produtos. Todas as categorias são ofertadas, de sorvetes e refeições prontas, até sacolas de lixo e revistas. No entanto, eles não tinham capacidade de carregar alimentos quentes.Drone 5

Com esse novo serviço, lançado em uma loja de conveniência em Odaka, Minamisoma, a Rakuten Drone trata do problema. Isso porque o drone permite que alimentos quentes sejam entregues da loja física para o ponto de venda móvel, quando o pedido for realizado.

Em uma cerimônia que marcou o primeiro voo do serviço, um morador da região fez o pedido de uma porção de frango frito, no caminhão que estava estacionado no Centro Comunitário de Oya, localizado na zona rural da cidade. Logo depois, um zumbido foi ouvido à medida em que o drone surgiu acima. Em instantes, a encomenda foi entregue ao cliente.

Drone 4

 

Reconstruindo com alta tecnologia

“Essa comunidade está em condição de fragilidade, mas, começando com Odaka, nós acreditamos que o drone 0987 e outras tecnologias podem ter o papel de ajudar as pessoas que enfrentam um grande desafio para fazer compras ou receber medicamentos”, disse Katsunobu Sakurai, prefeito de Minamisoma, durante a cerimônia. “Minha esperança é que experimentos com drones, direção autônoma e outras tecnologias possam impulsionar a reconstrução após o acidente nuclear”, afirmou.

Drone 3

Katsunobu Sakurai, prefeito de Minamisoma, durante a cerimônia.

Sakurai ficou famoso por seu pedido de ajuda no Youtube, durante o desastre de 2011. Ele tem sido franco em seus esforços de reconstruir Minamisoma. A população da cidade caiu de 71 mil habitantes, antes da tragédia, para cerca de 57 mil hoje. Como parte dos trabalhos de revitalização, em 2016, a cidade criou um campo de teste para robôs (no inglês, Robot Testing Field, ou apenas RTF). Nesse espaço de 50 hectares, robôs e outras tecnologias podem ser desenvolvidos para grandes tarefas, como o desmantelamento da central nuclear.

Outros participantes também saudaram o primeiro voo do serviço. “Diz-se que isso é uma revolução industrial do céu”, afirmou Hiroshi Oikawa, Ministro da Economia, Comércio e indústria do Japão. “Estou muito feliz que está começando por Minamisoma, em Fukushima.”

“Desde a nossa fundação, a Rakuten se destinou a empoderar as comunidades e o Japão”, disse Koji Ando, Managing Executive Officer da Rakuten e Presidente da New Service Development Company. “Nós queremos que as pessoas percebam um futuro brilhante e conveniente por meio desse serviço”, destacou.

Drone 8

Voos pioneiros de drone

A Rakuten lançou o seu serviço de entregas por drones em 2016, começando com testes nos quais seu drone “Tenku” levava equipamentos, bebidas e lanches para jogadores em um campo de golf em Chiba, na Região Metropolitana de Tóquio. No começo de 2017, o parceiro da Rakuten Drone, Autonomous Control Systems Laboratory Ltd. (ACSL) entregou sopa quente a surfistas em Fukushima, depois de quebrar o record mundial com 12 km percorridos.

A última versão do drone Tenku apresentou hélices mais silenciosas e melhores opções em comparação com os modelos anteriores. O equipamento percorreu cerca de 2.7 km para entregar o pedido de frango frito. Na maior parte do trajeto, o drone seguiu o curso de um rio já que voou no interior.

Drone 6

Atualmente, o serviço oferece apenas entrega de produtos quentes. No entanto, há planos de incluir outras modalidades posteriormente, de acordo com a capacidade dos drones. Não há cobrança extra para as entregas feitas por drone.

“As pessoas aqui estão maravilhadas em receberem seus produtos pelo ar” comentou Hideaki Mukai, CEO da Rakuten Airmap. “Queremos expandir o serviço, sempre tendo em mente a segurança do drone e a aceitação do público. Por conta da situação em Minamisoma, as pessoas têm aceitado bem os voos de drone”, completou.

*Com informações de Rakuten.Today

Conheça as soluções da Rakuten Digital Commerce!

QUERO CONHECER AGORA!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários