Por: Guilherme Silva, consultor de e-commerce na Rakuten Brasil

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Ultimamente tenho conhecido diversas lojas on-line com conceitos super criativos e inovadores. Foi quando comecei a me perguntar: Mesmo trabalhando no ramo, porque não fiquei sabendo desses sites antes? Porque esses sites não se destacam no meio de tantos? Fica claro que não basta ter apenas uma boa ideia se não houver divulgação.

A diferença de tráfego do e-commerce v.s. loja física é conhecida por todos. Na loja física você vai abrir uma loja onde seu público está ou frequenta. A Daslu, por exemplo, não abriria uma loja na Rua 25 de março, aqui em São Paulo. Mas, e o e-commerce?

O e-commerce é ao contrário, você tem que trazer essas pessoas para a sua loja. A tarefa é muito mais difícil e desafiadora. E por isso eu digo, não abra um site se você não quiser dar o sangue assim como faz na sua loja física – caso tenha. Porque no final, se o negócio não der certo, vai dizer que o e-commerce não funciona. Será que não funciona mesmo?

Bom, aqui atendemos centenas de lojistas e posso dizer que a grande maioria estão muito bem, obrigado, mas e-commerce da trabalho!

Voltando a questão inicial, como trazer essas pessoas que não te conhecem? Google Ads, e-mail marketing são importantes, mas é necessário fazer mais, principalmente quando não se tem verba para investimento em mídia.

Algumas ideias:

– Faça afiliados: se o custo de uma empresa especialista é muito alto, comece o trabalho internamente. (Não sabe nada sobre afiliados? Veja o post do Davi: Clique Aqui

– Crie parcerias com outros sites que tenham produtos relacionados (Ex.: Se você tem um site de moda, faça parceria com um site de cosméticos, um oferecendo descontos no site do outro)

– Tenha um blog para escrever sobre temas relacionados aos seus produtos. (Ex.: Você vende moveis? Fale sobre decorações. Crie ambientes com seus produtos e link com seu site.)

– Faça contato com blogs do seu ramo. Utilize produtos como pagamento ou forneça um produto para um reviews sincero de um blog/site especialista. Apenas uma nota do site que ofereceu o produto, pode gerar bons acessos qualificados para seu site.

– Esteja presente em fóruns do seu ramo, leia, poste, comente. Aproveite e coloque o link do seu site na sua assinatura do fórum.

– Se você tem loja física, crie sua empresa no Google Maps e coloque a URL do seu site na descrição

– Participe dos Marketplaces.

– Desenvolva um canal no youtube apresentando seus produtos, como utiliza-los, como instala-los.

– Crie um vídeo institucional sobre sua empresa e mostre que você existe.  É’ importante esse contato humano para o cliente confiar em você

– Faça propaganda boca a boca. Fiquei sabendo dos sites que eu comentei no inicio por conversas diárias com outros amigos e pelo facebook.

– Uma idéia bem legal que a Exame fez com os botões de compartilhamento: além do padrão Facebook e Twitter, eles colocaram o Whatsapp. Fica muito fácil compartilhar com os amigos e facilita o efeito viral dentro do app.

É possível expandir cada um desses tópicos com mais ideias. Provavelmente enquanto lia você mesmo já pensou em outras possibilidades. Para alguns, podem ser ações simples, mas acreditem, poucos fazem ações como essas.

Nós como plataforma estamos buscando idéias diferentes para ajuda-los a gerar tráfego, mas queremos que também encarem esse desafio e pensem em coisas novas, discutam com o seu consultor, testem, errem. É assim que iremos evoluir juntos.

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