O que está no coração da sua marca?

Pela perspectiva do negócio, a marca é uma forma de comunicação com os clientes – uma maneira de transmitir a eles o que oferecemos e porque há valor agregado nisso. Mas as marcas também são algo com o qual vivemos e trabalhamos todos os dias. Então, elas podem ser muito mais pessoais e englobar além do que apenas um logo ou um nome.

Na verdade, a marca é o caminho pelo qual construímos um relacionamento de confiança com nossos consumidores.

Neste ano, lançamos um projeto global para unificar nossas empresas em todo o mundo com uma única marca: Rakuten. Nós focamos no “otimismo” que está no core da nossa marca. Além disso, decidimos expressar essa visão com um novo conceito construído em torno do lema “believe in the future”.

Também fizemos movimentos significativos, em 2017, lançando as parcerias globais com o FC Barcelona, a NBA e o Golden State Warriors. Esses movimentos garantem com que nossa marca seja vista por bilhões de pessoas todos os meses. Outro ponto importante é que estes parceiros compartilham valores comuns conosco, como trabalho em equipe e senso de comunidade.

Coração da Marca Rakuten Hiroshi Mikitani 1

Comece dentro de casa

Mas, antes de começarmos a divulgar nossa integração de marca e as parcerias globais de marketing, iniciamos o processo dentro de casa. O primeiro passo foi conversar com nossos times ao redor do mundo. A unificação de marca começaria conosco, eu disse a todos. Nós devemos entender isso: acreditar e se comportar de forma consistente com o coração da nossa marca, antes que possamos abrir isso ao público externo.

Esse processo vai continuar e, na verdade, nós descobriremos que a marca evolui ao longo do tempo, à medida em que se conecta com as pessoas em todo o planeta. No entanto, mesmo com esta perspectiva de futuro, o coração da marca deve se manter constante.

Isso nos leva às questões:

  • O que há no seu coração?
  • Quais são as qualidades essenciais no core da sua marca que não podem ser comprometidas, independentemente de onde formos ou do público com o qual interagimos?

Nosso nome

Rakuten em japonês significa otimismo. Isso quer dizer que acreditamos no futuro, elemento central de como construímos um relacionamento com nossos clientes. Significa que todos nós precisamos pensar, diariamente, sobre como nossos produtos e serviços, e até mesmo os negócios nos quais decidimos investir, podem trazer alegria aos nossos consumidores e usuários, assim como oferecer uma nova perspectiva otimista de futuro.

Nossa missão

Nós começamos como um e-commerce no Japão. Hoje, oferecemos mais de 70 serviços em todo o planeta. Um dos elementos que nos une é a nossa missão de empoderar os indivíduos e a sociedade por meio da inovação e do empreendedorismo. Ajudando as pessoas a se sobressaírem e realizarem seus sonhos, através de serviços inovadores e novos modelos de negócios, estamos contribuindo para o enriquecimento da própria sociedade. Isso também explica porque escolhemos fechar uma parceria, por exemplo, com o FC Barcelona. Os valores do Barça estão refletidos em seu slogan: “mais que um clube”. Essa paixão por enriquecer a sociedade está presente, independentemente de qual negócio ou região do globo estamos operando.

Nossa paixão

Uma marca não é apenas um slogan ou uma campanha de marketing. É como uma bandeira nacional. É o símbolo de quem nós somos e o que esperamos conquistar no mundo. Para alcançar esse objetivo, nós devemos abraçar a nossa marca e vivê-la internamente, antes de levantar nossa bandeira com confiança para o mundo.

Branding é um processo que atrai muita atenção externa. Mas que deve começar internamente – no coração da companhia, com cada funcionário. Do contrário, não terá efeito nas pessoas do lado de fora.

*Hiroshi Mikitani, Chairman and CEO, Rakuten, Inc

Com informações de Rakuten.Today

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