A busca representa muito mais do que um campo no menu superior ou na coluna lateral de uma loja online. Esse elemento pode influenciar na user experience do site, na relevância em motores de busca, como o Google, e na conversão em vendas do e-commerce. É possível obter melhores resultados, apenas otimizando a pesquisa dos consumidores por meio dessas ferramentas. E ter uma solução prática e eficiente pode fazer a diferença já nas primeiras semanas. Veja, agora, 6 recursos de uma busca inteligente que ajudam a loja virtual a ganhar a preferência dos consumidores.

Busca Inteligente Consumidora Online no Computador

1 – Dicionário de busca

É necessário dar atenção e gerir a sua busca para que ela se torne um ponto forte do seu negócio. O dicionário de busca ajuda nessa tarefa. Com esse recurso, o lojista cadastra os termos mais procurados na sua loja virtual. Ele pode tirar os insights dos relatórios de pesquisa e inserir, por exemplo, termos digitados erroneamente pelo usuário, indicando o resultado correto. Assim, a busca levará para o produto certo evitando a “busca negativa”, que é quando o comprador cai numa página de “busca não encontrada”. Um exemplo: o consumidor pesquisa por “geladeira”, mas o produto está cadastrado como “refrigerador”. Usando essa funcionalidade, o lojista não perde o usuário e aumenta suas chances de venda. A loja virtual Sipolatti é uma das que tem trabalhado esse ponto de forma eficaz.

Sipolatti Busca Inteligente

2 – Direcionamento para URL ou produto

Muitas vezes, o comprador chega ao e-commerce em busca de um produto específico ou motivado por uma campanha que viu no mundo físico. Para garantir que esse consumidor será direcionado para a página certa, o lojista pode conectar o conjunto de palavras que o consumidor digita a uma url. Ou seja, o comprador pode buscar “Propaganda na rádio” e receber como resultado da pesquisa a vitrine com os produtos anunciados na campanha de rádio.

3 – Banners na página de resultados

Vivemos em uma sociedade conectada cada vez mais visual. Pensando nisso, o lojista pode destacar os produtos que façam sentido para o usuário por meio de banners na página de resultados da busca. Assim, quando o consumidor digitar as palavras na pesquisa, a tela apresentará o banner configurado, além dos produtos. E para otimizar ainda mais a experiência do comprador, a loja pode ainda definir uma expressão regular já identificada por meio dos seus relatórios e configurar para que determinados produtos sejam exibidos para aquela pesquisa.

4 – Autocomplete 

Compra online é sinônimo de rapidez! Quanto mais facilmente o usuário encontrar o que procura, maior a chance de que ele conclua a compra. Uma forma de ajudá-lo é trabalhar bem a opção de autocomplete no campo de busca. Não basta que o visitante tenha as sugestões de complemento ao digitar, o lojista pode ir além. Oferecer termos mais comuns com aquela palavra e até o link direto dos produtos mais acessados para aquela busca são alternativas eficazes. Assim a jornada fica mais enxuta, na medida em que o comprador pode ir do campo de busca direto para a página de detalhe do produto – sem passar por uma tela de resultado de pesquisa.

5 – Relatórios

As ferramentas de busca de qualidade precisam oferecer os relatórios certos para que o lojista analise o papel da busca no site e tire insights importantes para o negócio. Entre eles, estão os relatórios de busca negativa, que apontam as palavras pesquisadas no site e que não apresentaram resultado. Os relatórios de buscas realizadas já apresentam todas as palavras e termos pesquisados no site, a frequência com a qual eles foram pesquisados e a relevância, quando a busca gera cliques. Também é importante monitorar os cliques em banners configurados na busca e observar quais produtos geraram mais cliques. Ter um relatório de comentários também é fundamental. Esse levantamento exibe os comentários deixados pelos consumidores quando não conseguem encontrar o produto na busca e o contato opcional. De posse desses dados, o lojista pode realizar o atendimento do usuário e, até mesmo, fechar a venda.

6 – SEO

Ter uma busca de qualidade também melhora o desempenho de SEO (Search Engine Optimization) da loja virtual, ampliando as chances de posicionamento na primeira página de resultados do Google. As tags de html precisam ser de fácil leitura pelos robôs de busca. Com uma solução eficiente, a loja virtual consegue aumentar o número de urls indexadas rapidamente. Há casos em que o lojista passa de 21 mil para 111 mil urls indexadas em pouco mais de 6 meses. Um resultado positivo que reflete em tráfego orgânico para a loja online. Mas, para isso, o e-commerce também precisa preencher as metatags e o conteúdo das páginas.

Outro ponto importante é fazer o redirecionamento de urls, levando um termo que pode ser digitado para uma url específica que tenha relação com a busca. Um exemplo é o dos usuários que digitam o termo “Black Friday” no campo de busca da loja. Como o termo não faz parte do nome do produto, eles podem não encontrar o que precisam. Para evitar esse problema, o lojista tem a opção de configurar a busca para que, sempre que esse conjunto de palavras seja inserido, o usuário seja direcionado para a vitrine de Black Friday com todos os itens em promoção. E, claro, não se pode esquecer de aplicar as melhores práticas para as tags H1, H2 e H3 nas páginas, assim como editar o arquivo robots.txt.

Rakuten Global Search

Quem utiliza as plataformas Rakuten Digital Commerce conta com a Rakuten Global Search que inclui todas as funcionalidades citadas acima e muito mais! Esta solução completa de busca inteligente é utilizada em todos os países em que a companhia possui operações de e-commerce. A Rakuten está presente em mais de 29 países e regiões do mundo. A tecnologia foi criada em escala global por um time de especialistas dedicados (Global Search Platform). Atuando de forma integrada, eles acompanham e atualizam a solução diariamente.

Nossa equipe de desenvolvimento no Brasil está conectada aos desenvolvedores do Orange County, nos Estados Unidos. Juntos, os dois times desenham melhorias e agregam as inovações do Vale do Silício ao mercado nacional. Os lojistas têm um ambiente administrativo próprio para a busca. Nele, encontram-se recursos e relatórios para otimizar a experiência do usuário e ampliar as vendas. Além dos módulos de banner, de layout e de SEO, a solução permite configurações personalizadas. Entre elas, a ordenação de filtro (por relevância, mais vendidos, preço ou ordem alfabética), o dicionário de palavras e outras mais. A Rakuten Global Search possui também o Rakuten Analytics Tracker. Esta tecnologia analisa o comportamento de navegação do usuário para oferecer o resultado de busca mais otimizado a cada nova pesquisa.

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