Tempo de leitura: 2 minutos

Na última semana, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) divulgou os dados das vendas do e-commerce no Brasil em 2012, gerando um total de R$ 24,12%. Ainda segundo a ABComm, 9 milhões de brasileiros realizaram a primeira compra pela internet no ano passado, e as categorias que obtiveram os melhores desempenhos foram vestuário, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos. As previsões para 2013 também são otimistas: espera-se que o comércio eletrônico no país aumente 35% em relação a 2012. E De acordo com uma pesquisa realizada pela T Index, da consultoria italiana Translated, o país deve ocupar o 4º lugar no ranking mundial de comércio eletrônico em 2016.

Atualmente, o país ocupa a sétima posição nesse ranking, com 3,1% de participação no movimento do e-commerce mundial em 2012. A previsão é que daqui a quatro anos o Brasil chegue à marca dos 4,3%, o que o colocaria na quarta posição, deixando França, Reino Unido e Alemanha para trás.

Uma outra pesquisa realizada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) aponta que o e-commerce deve representar cerca de 8,3% do faturamento das redes associadas à organização neste ano. Em 2012, a participação foi de 6%. Ao longo de todo o ano, o varejo deve investir R$ 20 bilhões em sistemas de informática, logística, distribuição, pesquisa, marca, infraestrutura e novas lojas.

O professor de Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) Gilberto Braga credita a expansão do e-commerce às mudanças de comportamento do consumidor. Para o especialista, o acesso aos smartphones tem aproximado as pessoas da tecnologia. “Os telefones com acesso à internet criam uma cultura de conexão permanente, ampliando a porta de entrada ao e-commerce”, diz. Mas Braga explica que, na hora de comprar, a maioria ainda recorre ao desktop ou ao notebook. “A mudança que se percebe é que o usuário já não apresenta mais resistência às transações eletrônicas, já que conhece melhor esse espaço”.

Acompanhe os clientes Rakuten: http://ecservice.rakuten.com.br/clientes/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários