Poucas horas nos separam da Black Friday, a data mais esperada do ano pelo comércio eletrônico! As lojas online cuidam dos últimos ajustes e, nessa lista do que não pode faltar para uma operação bem-sucedida logo mais, certamente, estão dois itens: pagamentos e segurança. Dois assuntos que andam de mãos dadas no e-commerce. Quem costuma comprar pela internet ou tem sua empresa no ambiente virtual sabe bem do que estamos falando.

Em primeiro lugar, se o usuário chega ao site e não percebe os elementos de segurança que o levem a continuar navegando, a loja virtual já tem um problema. Esse consumidor não pensará duas vezes em deixar a página e procurar a concorrência. Vale lembrar que, em períodos como a Black Friday, decisões precisam ser tomadas rapidamente. O comprador deve agir com velocidade para garantir os melhores descontos; ao passo em que o lojista precisa mostrar sua credibilidade assim que o consumidor chegar ao seu e-commerce, é o seu cartão de visita.

Os pagamentos são um dos atributos que podem agregar a confiabilidade necessária à loja virtual. Ter um sistema de pagamentos seguro dá tranquilidade ao consumidor e ao lojista. Isso não só resguarda a operação de ameaças como invasões que podem penalizar os dois lados. O cuidado com os meios de pagamento utilizados, somado à oferta de opções mais práticas e acessíveis ao consumidor, certamente aumenta a conversão em vendas da loja. Fique atento! Se um usuário se sente confortável para comprar em um site, ele não só amplia suas chances de fechar o pedido, como estará mais propenso a elevar o volume de itens no carrinho e o tíquete médio da compra.

Preparamos 6 dicas de como as lojas virtuais podem unir pagamentos e segurança na Black Friday!

Pagamentos e Segurança Black Friday 20171 – Selos, Certificados e HTTPS

Uma pesquisa realizada pela Rakuten Digital Commerce, com cerca de 500 consumidores online, identificou que 94% observam quais recursos de segurança a loja apresenta na hora de comprar pela internet. Por isso, não se deve hesitar ao incluir os itens de segurança que mostram ao usuário que aquele e-commerce possui credibilidade. Com o Certificado Digital SSL, por exemplo, que imprime um ícone de cadeado e o protocolo HTTPS antes da URL do site, os dados inseridos pelo comprador são criptografados, impedindo a leitura por usuários não autorizados. Elementos como este ainda melhoram a indexação do e-commerce nas buscas do Google, ou seja, ajudam no posicionamento da loja entre os primeiros resultados de pesquisa.

Há, também, diversos selos de segurança no mercado nacional. Entre os mais populares, estão os de empresas que atestam a qualidade e rapidez de atendimento ao consumidor, com base nas reclamações versus resoluções; de empresas de segurança e prevenção; de entidades do setor que validam as boas práticas do e-commerce, inclusive, em datas de pico como a Black Friday; de empresas especializadas em comportamento do consumidor que certificam a loja virtual com base nas recomendações dos compradores. Deixá-los visíveis no site ajuda o consumidor a entender que está lidando com uma marca séria e responsável.

2 – Dados da Loja Virtual, dos Produtos e do SAC

Outro ponto que reforça a segurança da loja virtual para os seus públicos de interesse diz respeito aos dados disponibilizados. As informações oficiais da empresa (CNPJ e endereço, por exemplo) devem estar visíveis à disposição do usuário. Imagine um consumidor que visita o e-commerce pela primeira vez na Black Friday. Antes de fechar um pedido, ele, certamente, pesquisará sobre a marca e a empresa para conhecer mais a respeito da loja virtual.

Como os lojistas podem ajudar esse comprador? Deixando informações claras na descrição dos produtos, com todas as especificações necessárias e com imagens em boa qualidade. E mais! Oferecer canais acessíveis de atendimento (SAC – telefone, email, app de mensagem ou outros), além de obrigação legal, é o primeiro passo para estabelecer um laço de fidelização com os consumidores. Afinal, após a Black Friday, o trabalho continua.

3 – Checkout Transparente

Os meios de pagamento são a porta de entrada para o faturamento acrescentado pela Black Friday. Assim, o valor desse agente é incalculável para lojas virtuais de todos os tamanhos. Por isso, trabalhar com um meio de pagamento que garanta segurança técnica, análise de risco e antifraude, diferentes bandeiras de cartão de crédito, boleto e opção de parcelamento é fundamental. Também é importante ter um processo de checkout transparente, de modo que o comprador não precise ser direcionado a outras páginas fora da loja virtual para concluir sua transação. Essa modalidade, além de ser mais amigável, aumenta em até 30% as conversões.

4 – Pagamento em uma tela

Na Black Friday, velocidade é uma grande vantagem para o comprador e, ano a ano, os lojistas buscam melhorar sua operação com foco na experiência usuário. Pensando nisso, o checkout vem sendo um ponto de atenção. Não se pode abrir mão de formulários enxutos, apenas com os dados essenciais para completar a transação e, de preferência, em uma só tela. Quanto menos etapas, maior a certeza de que o comprador não abandonará o carrinho. Outro ponto importante: ser mobile friendly. Imagine um comprador que tentará fechar seu pedido pelo celular, enquanto se desloca para o trabalho. Esse perfil aumenta a cada edição da Black Friday e este é o momento de se preparar para estar à frente dos concorrentes com um checkout moderno e eficiente.

5 – Mais que Cartões e Boletos

O cartão de crédito sempre foi o queridinho nas compras online, principalmente, em datas como a Black Friday, em que o tíquete médio pode ser maior e o consumidor pode parcelar a compra. No entanto, não podemos pensar que apenas oferecer as principais bandeiras de cartão do mercado será suficiente para atender às necessidades do usuário. Os lojistas já acordaram para a demanda por opções complementares: alternativa de pagamento com dois cartões, parcelamento em até 12x, boleto bancário etc. Avaliando sua margem com antecedência e suas campanhas promocionais em curso é possível chegar a um modelo ideal de oferta de pagamentos equilibrada e que facilite o acesso do consumidor aos produtos da loja virtual.

6 – Plataforma Segura e Estável

Milhares de lojas virtuais atingem seus picos de tráfego na “virada” da Black Friday ou mesmo ao longo da sexta-feira. O volume pode superar um mês normal de visitas, mas esses usuários só se transformam em compradores se a loja virtual estiver funcionando normalmente. É o que chamamos de Estabilidade. Este é um ponto essencial em períodos como a Black Friday, em que o consumidor é impactado por promoções de diferentes marcas e pode desistir de uma oferta, se a página não carregar corretamente, apresentar lentidão ou simplesmente ficar fora do ar. Para ter essa segurança, é importante que a loja virtual trabalhe com plataformas de e-commerce de credibilidade. O que isso quer dizer é: escolher parceiros de negócios com capacidade técnica e operacional de solucionar falhas com agilidade.

Pagamentos e Segurança com Rakuten Pay

Sua loja virtual precisa do parceiro de negócios certos para fazer suas vendas decolarem. Todos os lojistas brasileiros, agora, podem contar com o Rakuten Pay.  O meio de pagamento da Rakuten, recentemente lançado para todas as plataformas do mercado, reúne benefícios que fazem toda a diferença em operações robustas como a Black Friday. Com toda a expertise de um dos maiores ecossistemas de internet do mundo, oferecemos em um único contrato:

  • Checkout transparente;
  • As principais bandeiras do mercado;
  • Boleto registrado sem custo adicional;
  • Parcelamento em até 12x;
  • Análise de risco e proteção contra fraude;
  • E muitas outras vantagens.

Um dos pontos fortes da solução é o One Page Checkout que propõe um processo enxuto e intuitivo em uma página só para o comprador. Comprovamos que com esta modalidade é possível aumentar a conversão em vendas do e-commerce em até 30%. Os lojistas que utilizam a solução podem também aproveitar diversos recursos para estimular o fechamento dos pedidos. Entre eles, o pagamento com dois cartões e as funcionalidades de recuperação de carrinho abandonado.

Boas vendas nessa Black Friday!

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