No dia 24 de novembro, os consumidores brasileiros vão vivenciar mais uma edição da Black Friday! Do lado dos lojistas, o evento já assumiu um lugar insubstituível no calendário anual e é aguardado com expectativa. É a hora de liquidar estoques, garantir incremento na receita e, inclusive, conquistar novos clientes. Claro que o resultado positivo só é possível com planejamento, estratégia e investimento. Trata-se de desenvolver ações na medida para o público certo e no momento ideal. Nesse primeiro post da série Black Friday 2017, vamos falar de um dos recursos mais usados pelas lojas virtuais no período: a landing page. Confira nossas dicas para gerar vendas na Black Friday usando essa opção de forma efetiva!

 

Black Friday Landing Page

Lance com antecedência

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, mas não é por isso que você deve esperar a data para colocar sua página no ar. A url precisa estar ativa para ganhar relevância e ficar bem posicionada nas buscas do Google. Um estudo da própria empresa no Brasil mostrou que os consumidores começam a pesquisar ofertas de Black Friday 15 dias antes da data. Não perca o timing e prepare-se!

Fale a língua do seu público, mas seja direto

Desenvolva a sua landing page pensando no seu público-alvo, como ele interage e se engaja com a sua marca. Mas, atenção! É importante utilizar as mensagens-chave e ser direto para não tirar o foco do seu objetivo. Em outras palavras, evite que o seu consumidor se perca na página e esqueça o que queria comprar. Garanta que as informações mais importantes estejam posicionadas no topo da landing page ou, como costumamos chamar, na primeira dobra. Assim, você vai tornar a user experience mais fluida e bem-sucedida.

Incentive a ação

Não estamos falando apenas do bom e velho call-to-action, traduzido no botão “Compre Aqui”. Nos referimos a incluir na sua landing page elementos que estimulem o clima de expectativa e gerem engajamento. Um exemplo muito comum é o relógio de contagem regressiva para a Black Friday, que dá ao usuário o senso de urgência. Outra opção é incluir um campo de inscrição, para que os interessados recebam suas promoções em primeira mão assim que entrarem no ar. Não esqueça! A landing page de Black Friday deve ser intuitiva. Ou seja, uma vez que o usuário aterrissar nela, ele precisa saber exatamente o propósito daquele ambiente e como seguir para as próximas etapas. Por isso, teste a posição, a cor e o tamanho dos elementos na página para garantir a melhor conversão.

Encurte a jornada e entregue experiência

O ritmo durante a Black Friday é frenético! O usuário quer encontrar o produto desejado e comprar com rapidez e facilidade. Entregue essa experiência sem ruídos na sua landing page. Certifique-se que cada CTA (call-to-action) esteja “linkado” corretamente e levando para a página do produto. Revise o processo de checkout da sua loja e garanta que os formulários exijam apenas os campos necessários para a conclusão da compra. Outro ponto importante é ter um gateway logístico e um meio de meio de pagamentos que agreguem ainda mais confiança e economia ao processo.

Resultados vêm com tráfego

Você criou uma langing page como “manda o figurino”, agora é hora de divulgá-la. Desenvolva sua estratégia de acordo com o seu público-alvo e lance mão das ferramentas disponíveis no mercado. Seja via email marketing, Google Adwords, Facebook Ads e/ou divulgação orgânica em fóruns e grupos nos canais em que sua loja está presente, o importante é chegar ao seu consumidor com a mensagem certa.

Landing Page de Black Friday com a Rakuten Digital Commerce

As plataformas Rakuten possuem inúmeras funcionalidades que facilitam a operação dos lojistas durante a Black Friday. Para quem opera com a plataforma Genesis, por exemplo, o recurso Vitrine Livre permite aos varejistas criar sua landing page dedicada para o evento. Na página, as lojas podem utilizar todos os recursos do nosso Módulo de Promoções, como selos, banners e muito mais. Outro ponto positivo é que, passada a data, a landing page pode receber conteúdo conclusivo sobre o evento e continuar ativa. Assim, é possível voltar a utilizá-la no ano seguinte e a url terá ainda mais relevância nas buscas do Google.

Mais soluções para estimular as vendas 

Os lojistas da Rakuten Digital Commerce têm ainda acesso ao Rakuten Logistics Gateway. Nosso gateway logístico, integrado ao sistema dos Correios, permite que os lojistas tenham uma economia de até 37% nos custos de envio dos pedidos. Ao utilizarem o nosso contrato, as empresas têm acesso a uma tabela de preços diferenciada e com custos menores. Isso por conta do nosso ganho de escala. Por meio dessa solução, é possível também se integrar a grandes transportadoras nacionais, como Intelipost e Total Express, de acordo com o tipo de plataforma contratada. Todos esses benefícios se refletem também no valor final para o consumidor. Em uma data em que economia é fator decisivo, reduzir o valor do frete é um incentivo e tanto para que o comprador feche o pedido, não é mesmo?

E, se além de aliviar o bolso, o intuito da Black Friday é promover compras rápidas e seguras, o lojista pode contar com o Rakuten Pay.  O meio de pagamento da Rakuten, recentemente lançado para todas as plataformas do mercado, reúne benefícios que fazem toda a diferença. Em um único contrato, o varejista tem:

  • Checkout transparente;
  • As principais bandeiras do mercado;
  • Boleto registrado sem custo adicional;
  • Parcelamento em até 12x;
  • Análise de risco e proteção contra fraude;
  • E muitas outras vantagens.

Um dos pontos fortes da solução nessa Black Friday é o One Page Checkout que traz um processo enxuto e intuitivo em uma página só para o comprador, aumentando a conversão em vendas do e-commerce em até 30%. O lojista pode ainda utilizar diversas funcionalidades para estimular o fechamento dos pedidos. Entre elas, a oferta do pagamento com dois cartões e os recursos de recuperação de carrinho abandonado.

Aproveite as dicas e gere mais vendas nessa Black Friday!

Conheça melhor as soluções da Rakuten Digital Commerce:

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