Tempo de leitura: 2 minutos

Starbucks_4
Foi-se o tempo em que o investimento de milhões de reais em propaganda
e marketing era o suficiente para construir e consolidar a marca da uma
empresa.

Do que adianta gastar 10 milhões de reais com o Ronaldinho Gaúcho se
o o web site da empresa fica fora do ar nos momentos mais críticos do
dia ou se o sistema de faturamento da empresa sai do ar quando o
cliente entra em contato com a equipe de pós-venda?

Tecnologia não é mais apenas uma ferramenta de trabalho, mas sim uma
alavanca de liderança ou destruição da marca de uma empresa. Não dá
mais prá brincar! Toda empresa que deseja construir uma marca sólida
precisa gerenciar o relacionamento com os seus clientes.

Em dezembro de 2005, a revista Optimize
fez a seguinte pergunta a mais de 500 CEOs e CIOS nos EUA: Qual
porcentagem da marca da sua empresa é sustentada, melhorada ou
prejudicada pela área de Tecnologia da Informação? No princípio todos
ficaram confusos e se puseram a pensar sobre o assunto, logo em
seguida, a maioria disse que quase 80% da marca de uma empresa depende
de TI.

Não existe uma empresa sequer que não pense todos os dias em como
crescer e cortar custos. Entretanto, o fraco relacionamento entre a
Área de Tecnologia e a Marca da empresa vai tornar ainda mais difícil o
crescimento dos negócios da empresa e ainda mais caro reduzir custos.

Existem 4 iniciativas que o Líder de TI deve colocar em prática para
se aproximar do mundo dos negócios da empresa em que trabalha:

1. Definir, Posicionar e Promover a Visão de TI da empresa.
2. Criar o cenário/a reunião/o momento para que o Diálogo entre a área de TI e Negócios realmente acontença sistematicamente.
3.
Estabelecer e manter a credibilidade de TI através de Pesquisas de
Opinião constantes e frequentes com diferentes Clientes Internos.
4.
Entregar o que é esperado. Coloque em prática um dos mais tradicionais
pilares do marketing: "Prometa que você vai entregar na parte da tarde
e entregue na parte da manhã".

Centenas de Líderes de TI proativos já mudaram a maneira com que a
empresa olha para a área de TI. E Você? Você já é um Líder de Negócios
ou Você é um Líder de  TI?

A partir do momento em que o Líder de TI olhar para si como um líder
de negócios, o Líder de TI passará a questionar as seguintes questões:

1. A estrutura que eu tenho é realmente necessária? O Líder de TI que pensa negócios REPENSA A ESTRUTURA que tem.
2. O orçamento que eu tenho é realmente necessário? O Líder de TI que pensa negócios REPENSA O ORÇAMENTO que tem.
3.
As métricas que eu utilizo para saber se eu estou sendo bem-sucedido
são realmente relevantes? O Líder de TI que pensa negócios REPENSA AS MÉTRICAS que tem.

No Século 20, o futuro presidente de uma empresa fazia carreira em
Marketing ou Vendas. No Século 21, o futuro presidente de uma empresa
deve fazer carreira em Tecnologia ou Recursos Humanos.

A Hora de TI chegou!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Comentários