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Realizada pela PwC em parceria com a Research 2 Insight, a pesquisa Total Retail traz um levantamento anual sobre os hábitos de compra no varejo virtual e físico, no Brasil e no mundo. De acordo com o levantamento, 38,2% dos brasileiros têm o hábito de fazer compras online todos os meses, número maior do que os que declaram comprar em lojas físicas com a mesma frequência mensal (30,9%). Apenas 3,4% dos consumidores entrevistados nunca adquiriram produtos em sites.

O computador ainda é o meio preferido no Brasil e no mundo para realizar compras online: 34,4% dos brasileiros declaram usá-lo para adquirir produtos mensalmente, enquanto 15,8% fizeram uso de tablets e 15,3% disseram usar smartphones.

A pesquisa Total Retail 2016 também aponta o que pode melhorar a experiência de compra, na visão de consumidores, e como as redes sociais influenciam as compras online.

Quanto ao hábito de pesquisar produtos antes da compra, a Total Retail mostra que para adquirir itens como eletroeletrônicos, livros, cosméticos e artigos esportivos o consumidor prefere fazer pesquisas em lojas online, enquanto vestuário, supermercado, materiais de construção e decoração são áreas em que a maior parte das pesquisas é feita em lojas físicas.

Os modos de pagamento preferidos pelos consumidores também foram levantados pela pesquisa. O cartão de crédito aparece como o meio de pagamento mais usado no Brasil, sendo citado por 78,5% dos entrevistados. Em seguida, aparece dinheiro, usado por 59,2% dos brasileiros, e cartão de débito (53,7%). Nos demais países, o método mais usado é o pagamento em dinheiro (74,7%), seguido por cartão de crédito e cartão de débito (58,2% e 56,9%, respectivamente).

Segundo Ricardo Neves, sócio da PwC e líder da área de Varejo e Consumo, “para os brasileiros, o preço é o fator determinante na preferência por compras online: 53,8% dos entrevistados compraram em sites nos últimos 12 meses devido ao menor preço em relação às lojas físicas. Já para 41,6% dos consumidores a conveniência é o principal motivo para a realização de compras online”.

O preço também aparece como principal fator na escolha dos varejistas favoritos dos brasileiros. Para 58,7% dos consumidores, um bom preço é o que mais pesa na hora de decidir os varejistas de sua preferência, seguido pela confiança na marca do produto, citada por 44,6%.

Para a pesquisa de 2016, foram ouvidos mais de 22 mil consumidores e varejistas em 25 países, entre agosto e setembro de 2015. Por meio da análise do perfil de consumo em canais online e em lojas físicas, a pesquisa revela as preferências dos consumidores com recortes por classe social, faixa etária, gênero e região geográfica.

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