A Rakuten foi inaugurada em 1997 e, neste ano, comemora seu 20º aniversário. Em homenagem, o blog global da companhia, Rakuten Today, preparou uma série de matérias especiais que mostraremos aqui. Nos posts, você saberá tudo sobre a história, as conquistas e a cultura Rakuten ao longo dessas duas décadas.

A cultura corporativa da Rakuten valoriza o espírito empreendedor, as ambições elevadas e o sentido de união. Dois bons exemplos de como esses ideais são colocados em prática são os famosos Asakai (reuniões matutinas) e o hábito de limpeza da mesa. Mesmo o design dos escritórios corporativos da Rakuten sustenta e desenvolve uma cultura dinâmica e inclusiva.

Asakai: reuniões matinais para todos os funcionários

Realizado uma vez por semana, o Asakai conta com a participação de todos os funcionários da companhia, seja pessoalmente ou por teleconferência. A programação, normalmente, inclui o CEO, Hiroshi Mikitani. “Mickey”, como é chamado pelos colaboradores, apresenta sua visão para o grupo, dá direcionamentos e fala de conquistas, melhores práticas e novidades das empresas Rakuten.

 

Asakai-Reunião-Funcionários

A sede do Asakai, no Japão, tem cerca de 2.000 funcionários. Outros milhares de colaboradores participam da reunião semanal de suas mesas, por meio de um sistema de videoconferência.

Começo da tradição

O Asakai, originalmente, era realizado nas manhãs de sábado, quando a empresa tinha relativamente poucos funcionários. Essas reuniões abertas permitiam que os colaboradores relatassem o seu trabalho, discutissem soluções e compartilhassem seus pensamentos sobre o negócio que estavam construindo juntos. Sábado foi o dia escolhido, porque naquela época era difícil encontrar tempo na semana para dedicar a esse debate aprofundado.

Estes Asakai – nome que logo se tornou oficial – passaram, em seguida, para segunda-feira de manhã. A mudança foi para garantir que os funcionários estivessem na mesma página no início de cada semana de trabalho. A partir de abril de 2010, todas as apresentações passaram a ser feitas em inglês como uma etapa preparatória para tornar a língua o idioma oficial da empresa. Mas o grupo continuou crescendo. Em 2011, o maior número de colaboradores em diferentes fusos horários fez com que o encontro fosse movido, finalmente, para as terças-feiras. O Grupo Rakuten se tornava cada vez mais global.

O Asakai é uma maneira de direcionar todos os colaboradores aos mesmos objetivos e promover a melhoria contínua. O encontro ajuda cada funcionário para manter-se a par dos desenvolvimentos em todo o Grupo e compreender a importância do seu papel. Dessa forma, as equipes sentem-se encorajadas a pensar em novos caminhos para aplicar esse conhecimento em seu trabalho. Esse compartilhamento de informações reforça o que chamamos de Yoko-Tem. Esse é um termo da Rakuten para a disseminação de melhores práticas em todo o Grupo e visão geral da estratégia corporativa e de negócios. Seu objetivo é lembrar aos funcionários de como se enquadram no planejamento e gestão da companhia.

Vamos dar um exemplo de como esse momento de debate tornou-se relevante para a empresa. Houve um breve período, em que o rápido crescimento global da Rakuten passou a dificultar a realização do Asakai para todo o corpo de colaboradores. A reunião teve de ser reduzida àqueles que ocupavam posições gerenciais. Rapidamente, os funcionários expressaram preocupação quanto à perda do acesso à informação compartilhada. Logo, esse momento importante para a cultura Rakuten voltou a ser uma iniciativa aberta a todos do Grupo.

Limpeza de mesa semanal: tradição desde o início da Rakuten

Cada funcionário da Rakuten, até o CEO, limpa sua área de trabalho uma vez por semana. Isso cria um momento para “limpar sua área” na mente. Assim, todos os funcionários se lembram que estão conectados em todos os aspectos da empresa. Na Rakuten, o trabalho em equipe é essencial! Os colaboradores devem cobrir uns aos outros. E isso vai além dos limites da descrição do trabalho e departamento, ao invés de simplesmente completar as tarefas que lhes são dadas. Um forte senso de propriedade na empresa – a convicção de que são eles que impulsionam seu crescimento – também é vital. Todos se envolvem na mesma tarefa ao mesmo tempo. Por isso, o ato simbólico de limpar a mesa reafirma que toda a companhia é uma equipe única e unida. Cultivar a parceria é parte essencial da cultura Rakuten.

Apresentando o que importa

As apresentações do Asakai, geralmente, abrangem o progresso das metas em negócios individuais. Também são levantadas as melhores práticas e os indicadores de marketing de todo o grupo, incluindo seus resultados. Outro foco importante é compartilhar tendências de tecnologia global, destacando especialistas internos de cada área. Reports sobre a cobertura de mídia também mantém os participantes atualizados sobre qual das atividades da Rakuten estão em evidência.

Perguntas e Respostas

A sessão de perguntas e respostas com o CEO, Mickey, figura entre os pontos altos do encontro. Colaboradores de diferentes nacionalidades lançam questões sobre uma ampla gama de tópicos. Os temas vão desde a política da companhia ao entrar em novas indústrias a benefícios para funcionários e as últimas diretrizes da estratégia de negócios.

 

Asakai-Reunião-Funcionários-Mickey

Mickey participa do Asakai na sede regional dos EUA. Escritórios localizados no Japão e em todo o mundo são conectados para a reunião semanal.

Conectividade dos escritórios em todo o mundo

A videoconferência permite conexão em tempo real com filiais no Japão e no exterior. São mais de 10.000 funcionários atendendo a cada reunião no total. A agenda de Mickey o mantém em movimento em todo o mundo. Por isso, frequentemente, ele lidera o encontro de locais como a Rakuten Crimson House West no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos). Já deu para notar que a integração é um ponto forte da cultura Rakuten, não é mesmo?

Rakuten-Crimson-House-Entrada

Entrada da Rakuten Crimson House, sede do grupo no Japão.

Área de trabalho

A cultura corporativa que Rakuten almeja se traduz no projeto da sede da empresa, Rakuten Crimson House. Localizado em Futako-Tamagawa, Tóquio (Japão), o prédio foi projetado especificamente para oferecer um ambiente de trabalho confortável e saudável. O corpo de colaboradores é diversificado e o lugar cria uma atmosfera de startup para estimular a comunicação aberta e ativa. O sucesso deste conceito foi aplicado em outros escritórios da Rakuten, no Japão, e em todo o mundo.

Na Rakuten Crimson House, mesas sem divisórias, paredes de quadro branco e espaços abertos para reuniões permitem que os funcionários realizem discussões improvisadas onde e quando necessário. Cada sala de reunião está equipada com um sistema de videoconferência, facilitando a participação de equipes em outras localidades.

A Rakuten Crimson House também oferece uma ampla variedade de instalações para funcionários. Desde a cafeteria com café da manhã, almoço e jantar gratuitos e um ginásio bem equipado a uma clínica de saúde e uma creche. Em respeito à diversidade cultural dos colaboradores, há opções de refeições vegetarianas halal e indiana e uma sala de oração. O edifício possui uma estrutura completa para apoiar a qualidade de vida e o bem-estar de todos.

Ambiente de trabalho

Quadros brancos cobrindo as paredes, sem divisórias de mesa e mesas elétricas de altura ajustável. Com essas e outras iniciativas, a Rakuten Crimson House proporciona um ambiente de trabalho aberto para a comunicação ativa. Mesmo o escritório do CEO é totalmente livre de obstáculos e sem paredes.

Cafeteria

O refeitório da Rakuten oferece café da manhã, almoço e jantar gratuitos. A companhia incentiva os colaboradores a terem três refeições equilibradas diariamente. A alface servida na sede é colhida em uma fábrica de plantas operada pela Rakuten Socio Business, subsidiária que promove oportunidades de emprego para pessoas com deficiência.

Rakuten Crimson Store

Na loja de conveniência ao lado do refeitório, os lanches de padaria são famosos. As delícias são recém-preparadas por funcionários da Rakuten Socio Business.

Rakuten Golden Kids

Uma creche para apoiar os colaboradores com crianças. Funcionários com inglês nativo do programa Rakuten Golden Kids ajudam as crianças a compreender a diversidade por meio de jogos. O currículo exclusivo também inclui experiências científicas e passeios ao ar livre próximo à sede. Na cultura Rakuten, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos colaboradores é fundamental.

Rakuten Fitness Club e Spa

O Rakuten Club possui esteiras e outros equipamentos, bem como uma sala de treinamento para atividades como ioga. Os colaboradores também podem se aproveitar a sauna e os chuveiros. Há, ainda, tratamentos de massagem e acupuntura.

Auditório

Um auditório versátil. Palestras e debates em estilo acadêmico são realizadas em um formato que incentiva o dinamismo do debate. Mais um atributo que confirma a cultura Rakuten de promover a troca e construção coletiva de  conhecimento.

Entrada principal, salão e salas de reuniões

A Rakuten Crimson House tem entrada espaçosa e lobby com decoração temática feita de madeira que transmite um efeito calmante. O espaço é equipado como muitos balcões e cadeiras para discussões improvisadas. No interior, há mais salas de reuniões para visitantes. Cada ambiente possui um conjunto diferente de mesas e cadeiras de vendedores do Rakuten Ichiba. Essas salas podem, facilmente, tornar-se showrooms dos clientes.

Rakuten Crimson House West

Localizado em San Mateo, Califórnia (Estados Unidos), a Rakuten Crimson House West foi inaugurada em 2015. Esta é a mais nova sede regional da Rakuten para as Américas. O logotipo da empresa na fachada do edifício pode ser visto a partir da rota 101, uma grande rodovia ao longo da costa oeste dos EUA, ajudando a melhorar a visibilidade da Rakuten no Vale do Silício. A sede reflete a diversidade global do grupo e a cultura Rakuten. Nela, refeições diárias são servidas com culinária da Espanha, Índia, Japão e de diversos outros países.

Rakuten Crimson House Cingapura

Também inaugurada em 2015, a Rakuten Crimson House Singapore é a sede regional da empresa para a Ásia. Localizado na zona empresarial de Cingapura, o escritório oferece vistas panorâmicas sobre a área da Marina Bay. Mesas de alturas ajustáveis estão dispostas em um padrão de favo de mel. Círculos, considerados auspiciosos no feng shui, também foram incorporados ao design. O conjunto resultou em um projeto original, valorizando a decoração e as paredes curvilíneas.

Gostou da matéria? Continue acompanhando nossas novidades aqui no Blog!

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments