Assine e Receba e-news grátis

      
Categorias
Populares
Recentes

Como otimizar a sua loja virtual para o mundo mobile.

Já não é mais novidade que o mercado móbile está em crescimento acelerado. Muito menos é novidade que é esperado para o final de 2012 que o comércio de dispositivos móbile ultrapassem a população mundial.

Portanto, se você estava esperando uma estatística animadora para preparar a sua loja virtual para o móbile, aqui está ela.

Sabendo disso, nós da Rakuten elaboramos para você um pequeno guia de como preparar e otimizar a sua loja virtual para o mundo do comércio mobile que já é uma realidade – hoje cerca de 4% das pessoas já compram por meio de aplicativos mobile.

#1. Minimalize a navegação.

Uma loja virtual com muitos recursos acaba se tornando algo pesado e confuso. Lembre-se que no mobile os consumidores têm uma perda significativa de dois fatores: velocidade de conexão e tamanho da tela.

Portanto para otimizar o seu e-commerce para o m-commerce esteja atento a esses dois fatores.

Uma loja virtual pesada, com muitas fotos, vídeos, links para todas as redes sociais e possibilidades de login com o Facebook pode ser muito útil para o e-commerce mas pode assassinar o m-commerce.

Isso porque essas funcionalidades deixam a loja virtual muito pesada e comprometem a velocidade da conexão com a internet. Além de contribuir para acabar com a bateria do seu dispositivo mobile.

Na hora de adaptar a sua loja virtual aos recursos mobile leve em consideração o tempo em que o usuário terá de esperar para carregar toda a sua página. No lugar de design atrativo opte pela simplicidade.

Um design no estilo minimalista do Google é uma ótima estratégia para uma loja de mobile commerce: leve e simples onde o foco é a busca de produtos para que o consumidor tenha facilidade de encontrar o produto desejado.

Lembre-se que, 13% dos consumidores mobile não esperam mais do que cinco segundos para um site carregar.

#2. Elimine os recursos de flash da sua loja virtal mobile.

Você sabia que aproximadamente 92% das compras mobile são feitas por dispositivos da Apple?

E você sabia que os dispositivos da Apple não possuem suporte ao Flash?

Ou seja, se você usar a tecnologia flash na sua loja virtual, você estará desperdiçando 92% das pessoas que poderiam comprar no seu site.

Portanto esqueça o flash e parta para outras tecnologias, como o HTML5. Essa pequena mudança além de fazer toda a diferença no tempo de carregamento do seu m-commerce fará com que ele esteja disponível para a maior fatia do mercado mobile.

#3. Os textos precisam ser curtos e claros.

Agregar resenhas de compradores, avaliações de quem tem o produto, vídeos e imagens de alta resolução são fatores chaves de sucesso para uma página de detalhe de produto em uma loja virtual.

Entretanto, a coisa não funciona da mesma maneira no mundo mobile.

Você vai precisar abrir mão de todos esses recursos se quiser que os produtos carreguem rápido na sua loja virtual mobile.

Como já dissemos, quanto mais recursos, mais pesada a sua página vai ficar para o usuário e isso vai trazer uma grande taxa de rejeição e abandono pra ele.

Portanto, na página de produto, foque apenas o essencial. Aposte em textos claros que mostrem sucintamente o diferencial de cada produto.

#4. Facilite os pagamentos.

É realmente difícil otimizar as formas de pagamento no mobile commerce.

Assim se você já usa as informações que já estão armazenadas e autorizadas pelo cliente para transformar a transação mobile mais rápida e prática, uma vez que na maioria dos meios de pagamentos, são necessárias várias janelas pop-up para concluir o pedido.

Com isso, além de você aumentar o cadastro de usuários na compra com um clique, você facilita o fechamento para o consumidor mobile.

#5. Por quê não aplicativos?

Se 92% dos consumidores mobile são usuários de dispositivos da Apple, por que então não apostar no desenvolvimento de aplicativos de lojas virtuais?

É possível começar desenvolvendo um aplicativo gratuito para a turma de usuários de iPhones, iPods e iPads, que são a maioria do mercado e depois partir para a galera que é usuária de outros sistemas (Android, Windows Mobile, etc.).

Com isso a galera vai dar preferência para o seu aplicativo que já está instalado no smartphone na hora de consultar e pesquisar online.

Se por um lado, o mobile commerce deixa o consumidor frustrado pela pouca adequação das lojas virtuais ao tipo de tecnologia, por outro lado é uma excelente oportunidade de apostar em um segmento crescente de novas oportunidades de negócio.

O m-commerce certamente não irá substituir o e-commerce. Porém esse é um novo canal aonde a presença online da sua empresa precisa estar para ganhar espaço entre os novos consumidores desse segmento que ainda são muito mal atendidos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Discussion


*